Publicado em 03/03/2015Pedreiro promissor

Pedreiro promissor

Sebrae mostra que serviços de construção e reforma estão entre os mais promissores em 2015

É hora de se tornar um empreendedor! De acordo levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2014 foram criadas mais de um milhão de novas empresas no Brasil – número próximo à quantidade de empresas criadas nos dez primeiros meses de 2013.

O mesmo estudo mostra também quais são os segmentos da economia mais promissores para 2015, e em segundo lugar, perdendo apenas para o comércio de alimentos, estão os serviços de construção, instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de gás.

Leia mais sobre a MEI e como fazer a abertura da empresa.

Isso significa que os maiores lucros serão conquistados por aqueles profissionais que constroem, instalam e fazem reformas. De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, essas atividades estão entre as que mais atendem às necessidades básicas da população.

“O mercado interno cresceu muito na última década, com a ascensão econômica de milhões de famílias das classes C e D. Isso gerou novas demandas e beneficiou diretamente os pequenos negócios, que oferecem serviços e produtos incorporados ao dia a dia desta população”, explica.

É por isso que pedreiros, técnicos de elétrica, hidráulica, pintores e outros profissionais de obra autônomos devem se preparar para atender a um número cada vez maior de clientes. O jeito de se preparar é abrindo sua própria microempresa.

Antes de abrir uma empresa, no entanto, o empreendedor precisa elaborar um plano de negócios e se capacitar:
“Ao se formalizar, o empreendedor recebe um número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Isso permite que ele emita notas fiscais para cada serviço que executa. Ele deixa a informalidade e se torna um empresário – ganha cidadania empresarial”, explica a gerente da Unidade de Atendimento Individual (UAI) do Sebrae, Jaqueline Aparecida de Almeida.

O profissional que tem um CNPJ participa de licitações públicas, para trabalhar em obras financiadas pelos governos municipal, estadual, federal, ou órgãos da administração pública, em geral. Ele também terá, assim, acesso mais fácil a empréstimos nos bancos, a taxas de juros muito baratas.

Mas a formalização do pedreiro ou do eletricista também representa uma segurança maior para o dono da obra.  “Quando você contrata uma empresa, é mais fácil exigir o cumprimento de prazos e a qualidade dos serviços executados”, diz Almeida.
Além de mostrar maior profissionalismo, o empresário atua dentro da legalidade, pagando seus impostos corretamente e fazendo valer sua palavra frente ao cliente.

Em todo o Brasil, o Sebrae oferece consultorias, treinamentos, palestras, seminários, eventos, publicações, entre outros serviços – muitos deles gratuitos. O atendimento pode ser feito pessoalmente, em um dos mais de 700 postos em todo o país, pela internet ou pelo telefone (0800 570 0800).
Não perca tempo, e abra já sua própria empresa!

Veja como diagnosticar e orçar serviços para acabar de vez com os problemas de umidade.

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X