Publicado em 14/11/2015Passe o fim de ano no verde

Passe o fim de ano no verde

Com a chegada do 13° salário, lojistas devem apostar em ofertas para fisgar o consumidor e ter um fim de ano no verde

O lojista de material de construção tem duas grandes vantagens para um fim de ano no verde: a primeira é a chegada do 13° salário de seus clientes e a segunda é que muitos consumidores pensam em reformar a casa para as festas natalinas. Para fisgar esse público inclinado a gastar e dar vazão aos estoques represados, vale tudo que seja capaz de aquecer o caixa: folhetos, jornais promocionais, carros de som e muitas ofertas. “Como o período é de crise e de contenção, quem compra quer produtos mais em conta. Por isso, é bom investir em grandes saldões”, indica Cláudio Conz, presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Para lançar ofertas que agitem as vendas, no entanto, é preciso ter uma estratégia traçada. De acordo com Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), reduzir o lucro apenas para queimar o produto estocado, sem previsibilidade de retorno em outro item ou serviço, é erro comum a ser evitado.

“Antes de diminuir os preços dos produtos para reformas, o comerciante precisa refletir sobre todos os passos da campanha: escolher itens, público-alvo e canais adequados para divulgar ofertas, isso reduz a margem de erro da ação e mantém em pé o negócio”, diz. Descontos para pagamentos à vista e parcelamentos em baixas prestações também são atrativos que driblam o atual cenário econômico. “O consumidor deve ter um leque amplo de possibilidades de pagamento”, complementa.

Fim de ano no verde: oferta e demanda

O ideal é manter um preço justo para os produtos mais requisitados neste período do ano: materiais para pintura, hidráulica, elétrica e marcenaria. O clima, por outro lado, pode ajudar na saída de outros itens: “Quando temos uma quantidade muito grande de chuvas, aumenta a busca por produtos para resolver infiltrações. Em São Paulo, e outras cidades do interior do Estado, a queda do volume de água nos reservatórios ainda leva muita gente às lojas atrás de caixas d’água e sistemas de armazenamento”, exemplifica Conz.

Para incrementar a estratégia de vendas e ter um fim de ano no verde, uma decoração festiva e alegre também deixará consumidores mais interessados na loja. Para tanto, aproveite o espaço das vitrines para dispor produtos que, nesta época, são mais requisitados. Os home centers, grandes concorrentes das lojas de bairro, já começaram suas promoções. Então, é preciso pesquisar e se apressar.

Segundo dados atuais do Instituto de Pesquisas da Anamaco, lojistas das regiões nordeste e centro-oeste estão sentindo menos o impacto da crise econômica. “Em ambas as regiões, observamos uma queda menos acentuada nas vendas de materiais de construção, frente a outras localidades brasileiras”, avalia Conz.

Objetivos ajudam a guiar crescimento das vendas no seu negócio e incentivam vendedores a atingir metas possíveis

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