Publicado em 13/12/2017Ociosidade elevada na indústria da construção civil
Mesmo com elevada ociosidade, empresários mostram otimismo nos próximos meses.Créditos: Shutterstock

Ociosidade elevada na indústria da construção civil

CNI divulga sondagem e aponta 42% de ociosidade no mês de setembro

Embora a indústria da construção continue operando com elevada ociosidade, existe um otimismo por parte dos empresários para os próximos seis meses. Conforme informações da Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no último dia 27 de outubro, 42% das máquinas, equipamentos e pessoal do setor ficaram parados no mês de setembro.

A ociosidade apresentada é resultado da baixa atividade do setor.  Em análise, o índice de evolução do nível de atividade mostrou 46,4 pontos – 0,3 pontos inferiores ao de agosto. O mesmo aconteceu com indicador de número de empregados, que também apresentou uma queda para 45,2 pontos – 0,6 pontos abaixo em comparação ao mês passado.

Os valores da pesquisa variam de zero a cem pontos, quando estão abaixo de 50 indicam queda na atividade e no emprego.

Nível de confiança elevado

O Índice de Confiança do Empresário da Construção subiu para 53,8 pontos e ficou acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. Com a terceira alta consecutiva, o indicador está acima da média histórica, que é de 52,6 pontos.

Ou seja, a melhora da confiança é resultado do aumento do otimismo dos empresários em relação às condições da economia e das empresas nos próximos seis meses. “A construção depende muito de financiamentos e, com a queda dos juros, caem os custos dos empréstimos para os compradores de imóveis e para as empresas que precisam de financiamentos”, afirma Flávia Ferraz, economista da CNI.

 

Leia mais:

Otimismo no setor da construção civil

Produtividade durante obras

 

Otimismo no setor

A Sondagem da CNI mostra ainda que os empresários também apostam na recuperação das atividades do setor. O índice de expectativas de nível de atividade ficou acima dos 50 pontos. “Os demais indicadores de expectativa mantiveram-se próximos da linha de 50 pontos, apontando expectativa de manutenção de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e matérias-primas e do número de empregados”, informa a CNI.

O indicador de intenção de investimentos subiu para 30,4 pontos. Foi a terceira alta consecutiva do indicador, que está 2,8 pontos acima do registrado em outubro do ano passado.

Ociosidade: os dados da Pesquisa 

A Sondagem Indústria da Construção de setembro foi feita entre 2 e 17 de outubro com 615 empresas. Dessas, 204 são pequenas, 287 são médias e 124 são de grande porte.

 Fonte: Portal da Indústria

Já conhece a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção?  O objetivo é garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X