Publicado em 18/10/2017O que não pode faltar em sua casa de construção para que ela se mantenha lucrativa
Medidas podem estruturar e preparar casa de construção para enfrentar adversidades, como uma crise econômica.

O que não pode faltar em sua casa de construção para que ela se mantenha lucrativa

Zelar pelo bom atendimento e organização, por exemplo, ajudam uma casa de construção a enfrentar a crise e manter o volume de vendas

Uma casa de construção que se preocupa em oferecer uma experiência positiva aos clientes se destaca no mercado. Além disso, algumas atitudes garantem que o empreendimento se mantenha lucrativo mesmo diante de uma crise.

Saiba quais requisitos são indispensáveis em sua casa de construção.

 

Priorize o bom atendimento

Todo cliente gosta de ser bem atendido e isso se deve, em boa parte, a um treinamento eficiente da equipe. O lojista de material de construção que prioriza o bom atendimento não apenas fideliza o cliente, mas também reforça de forma positiva a imagem da marca no mercado.

Algumas ações que favorecem o bom atendimento são:

  • Funcionários bem apresentados, com os uniformes em boas condições;
  • Manter um espaço que sirva café e água aos clientes, pois eles podem passar bastante tempo na loja até que toda compra seja concluída;
  • Contar com canais de distribuição eficientes.

 

Busque por bons materiais

O bom material, além de ter qualidade, também é aquele que se ajustará às necessidades do seu cliente. Por isso, é importante conhecê-lo para oferecer exatamente o que ele precisa.

E, claro, sua casa de construção tem de oferecer produtos básicos, como arame, argamassa, cimento, rejunte, tubos, tomadas, torneiras, entre outros.

Na hora de pesquisar fornecedores para sua loja, observe principalmente os seguintes critérios:

  • Atendimento no PDV (frente de caixa);
  • Logística;
  • Orientação técnica;
  • Preço;
  • Qualidade.

 

Avalie seu preço

O preço dos seus produtos está de acordo com o que é praticado no mercado? Não adianta colocar o preço lá no alto, pois seus clientes não vão comprar na sua loja. Por outro lado, vender tudo com o valor muito abaixo do mercado pode não fechar a conta na final.

Uma boa prática é fazer uma pesquisa e conferir o preço dos concorrentes. Isso trará um bom indicativo se a quantia cobrada em sua casa de construção é adequada.

Se nessa avaliação a conclusão for a de que é preciso fazer algum ajuste, opte por conversar com os fornecedores, ou buscar pelos que negociem melhores preços de materiais de construção.

 

Conte com uma boa organização

É muito comum encontrar lojas de materiais de construção que parecem desorganizadas, por conta do volume de produtos que normalmente é oferecido. Mas como organizar e mostrar os produtos sem que eles fiquem entulhados na loja?

Procure seguir alguns passos, como:

  • Investir em uma ampla iluminação para destacar todos os produtos, inclusive os de menor tamanho;
  • Optar por pisos e pinturas claras para aumentar a sensação de amplitude;
  • Criar ambientes de descontração em vitrines;
  • Separar os produtos por setores;
  • Gerenciar bem o estoque para que os produtos com baixo giro não acumulem.

 

Invista em um sistema de automação

Para ter mais praticidade e otimizar tempo, todo empreendimento precisa de um sistema de automação. Uma casa de construção se beneficiará ainda mais quando o assunto for estoque, pois um software de automação ajudará na organização e reduzirá o risco de erros.

Algumas atividades que podem ganhar mais eficiência com ferramentas de automação são:

  • Controle de clientes;
  • CRM, Customer relationship management, ou Gerenciamento de Relacionamento;
  • Controle de estoque;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios de acompanhamento de compras com os fornecedores;
  • Cadastro de produtos;
  • Controle de fornecedores;
  • Controle de comissões dos vendedores.

 

Divulgue sua casa de construção

Um marketing bem feito é essencial. Para que os clientes cheguem até seu estabelecimento e saibam o que vão encontrar por lá, é possível trabalhar com ações digitais e investir em materiais de divulgação.

Hoje, é possível utilizar as redes sociais para isso e obter excelentes resultados com campanhas pagas, mesmo que o orçamento seja pequeno. Dentre as opções de divulgação estão:

  • Anúncios digitais em redes sociais e no Google;
  • Impressão de panfletos para divulgação interna na loja;
  • Anúncios em veículos como rádios e jornais.

Todas essas práticas certamente colaboram para que sua casa de construção esteja muito bem estruturada e pronta para enfrentar qualquer tipo de situação, mesmo uma crise econômica. Além disso, é possível não só manter o volume de vendas, como também aumentá-lo, já que essas medidas geram um impacto bastante positivo ao cliente.

Outro fator que interfere no seu caixa é o pagamento de tributos. Descubra como uma boa gestão tributária pode impactar diretamente nos preços de seus produtos.Botão Site

 

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