
Materiais para pintura de parede na sua loja
Lojistas devem saber quais ferramentas utilizar e também como fazer a aplicação
Os materiais de acabamento e revestimento costumam dispor de um excelente valor agregado para as lojas de materiais de construção, incluindo os materiais para pintura.
De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as vendas do varejo de material de construção cresceram 3% em comparação a maio e entre as categorias avaliadas, tintas e revestimentos cerâmicos foram responsáveis por impulsionar essa evolução, apresentando 3% de aumento nesse período.
Esse dado reforça, no entanto, a existência da demanda reprimida por reformas se movimentando no meio de 2018.
Para os lojistas de materiais de construção que trabalham com a venda no segmento de tintas ou com um mix de produtos que inclua o material, é necessário ter disponíveis em seu estoque não só as tintas, mas também ferramentas e materiais complementares que auxiliem na execução do serviço.
Além disso, é importante para os lojistas que os atendentes saibam como realizar a aplicação dos materiais para transmitir as informações corretas para o público final.
Execução com materiais para pintura de parede
O passo a passo para a pintura de parede exige cuidados, pesquisa e deve ser realizado por um profissional especializado. É importante regularizar a parede antes de passar a tinta, por exemplo. “Aplicamos uma demão de massa corrida, lixamos, depois aplicamos a segunda demão, aplicamos uma tinta à base d’água e depois utilizamos a tinta para acabamento, é importante utilizar uma tinta que resista às intempéries e tenha qualidade”, explica Thyago Libório de Paula, engenheiro da Queiroz Silveira.
Ao utilizar a massa acrílica, o pintor deve se atentar para escolher um produto de primeira linha. Depois de aplica-la, ele deve corrigi-la e voltar a retoca-la. “Os pintores têm uma claridade com uma lâmpada que fazem com que eles consigam enxergar as imperfeições da parede para fazer os retoques de reparos”, Leonardo Guimarães Andrade, engenheiro da Brasal.
A escolha das tintas depende do projeto de decoração. Existem diversas possibilidades e a alternativa escolhida deve contemplar o desejo do consumidor. Há texturas lisas, grafiatos, entre outras. De acordo com Andrade, da Brasal, as paredes dos apartamentos, geralmente, recebem cores brancas ou neutras e para as áreas comuns é determinado em projeto as cores e pinturas que serão realizadas.
Materiais e ferramentas
- Lixa n° 150;
- Fita-crepe;
- Rolo de pintura;
- Lona plástica;
- Tinta;
- Caçamba para tinta;
- Gesso;
- Massa corrida;
- Misturador;
- Trincha;
- Espátula;
- Equipamentos de Proteção Individual: luvas, botas, capacete, óculos de proteção e máscara.
Normas Técnicas
ABNT NBR 13245:2011 – Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície;
ABNT NBR 11702:2010 Versão Corrigida:2011 – Tintas para construção civil – Tintas para edificações não industriais – Classificação.
Conheça os procedimentos adotados por construtora para resolver trincas em parede: