Publicado em 17/09/2013Manter o profissionalismo no trabalho garante boa gestão de equipe

Manter o profissionalismo no trabalho garante boa gestão de equipe

Cultivar bom relacionamento com funcionários faz parte do negócio, mas manter o profissionalismo é importante

Além de garantir vendas e lucros, é inevitável para o comerciante ter de administrar problemas pessoais daqueles que compõem sua equipe – principalmente quando há proximidade ou amizade entre chefes e funcionários. Por outro lado, não é possível “blindar-se” contra questões emocionais que fazem parte da vida de qualquer ser humano.

Assim, para manter um bom relacionamento com os funcionários, sem comprometer o atendimento ao cliente, é preciso saber ouvir, respeitar e, caso o empregado se torne um amigo, tomar cuidado para não privilegiá-lo em relação a seus pares, mantendo o profissionalismo no trabalho, na medida do possível.

Segundo Martha Magalhães, do Grupo DMRH, conhecer bem o funcionário tem seu lado positivo, pois proximidade expressa interesse pela pessoa, por sua vida e suas dificuldades. “É importante criar vínculo. Alguns até viram amigos. Mas deve haver cuidado para que um não pareça ser o ‘queridinho’ do chefe, pois isso desmotiva outros empregados”, explica a consultora em seleção e desenvolvimento de pessoas.

A relação amistosa começa na contratação: “Além de explicar o trabalho, é importante dizer de forma clara e respeitosa o que é esperado da pessoa, definindo regras sobre comportamento, horários de chegada e saída, intervalos e folgas”, ensina Magalhães.

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Empatia e profissionalismo no trabalho

Na rotina da loja, a melhor saída é saber escutar, e tentar conciliar as necessidades dos funcionários aos interesses do negócio.
“Digamos que o balconista precise acompanhar a mãe ao médico. Que tal trocar o dia da folga semanal, ou propor alguma compensação equivalente?”, sugere a especialista.

Não é porque o funcionário é um amigo que ele não terá de repor as horas perdidas. Cabe ao proprietário e seus familiares, caso trabalhem na revenda, dar o exemplo. É preciso ser transparente e justo na hora de administrar conflitos, e sempre incentivar a equipe a participar do negócio, explicando os porquês de cada decisão tomada – mantendo, assim, o profissionalismo no trabalho.

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