Publicado em 03/03/2013Lojas de materiais de construção e o pós-venda

Lojas de materiais de construção e o pós-venda

Uma boa experiência de compra entrega cuidados básicos e atenção antes e depois da venda ao cliente

A venda tem diferentes fases. Não começa na apresentação dos produtos e não acaba no pagamento. Exige atendimento pré e pós-venda. No caso das revendas de materiais de construção, começa no momento de solicitação de custos e vai até depois da entrega. Antes de reformar ou construir, o cliente costuma pesquisar preços, fazendo orçamentos em diferentes lojas. A venda já começa nessa etapa inicial. Após fornecer informações de produtos e custos, o vendedor pode garantir a venda com o simples gesto de entrar em contato com o cliente, para saber qual a avaliação do orçamento.

Essa atitude demonstra atenção e disponibilidade para negociação de preços e forma de pagamento. Após a realização da compra, a continuidade do atendimento é outro diferencial. Entrar em contato com o cliente para saber se a entrega ocorreu conforme o esperado e se colocar à disposição para atender uma eventual necessidade são atitudes que podem trazer bons resultados. Essa continuidade de atendimento também abre caminhos para a manutenção do relacionamento com o cliente, facilitando a divulgação de futuros lançamentos e promoções.

Organização necessária para um bom pós-venda

A implantação dessas ações pós-venda exige apenas a formação de um cadastro que contenha as informações básicas sobre os clientes e as compras realizadas. Elas também são úteis para traçar um perfil da clientela e conhecer a região de alcance da revenda, permitindo planejar melhor as ações da loja.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X