Publicado por Carla Rocha em 27/05/2020“Lições da Pandemia” foi tema da primeira live do Mapa da Obra
Grandes nomes do varejo de materiais de construção compartilharam sua expertise com o público.Créditos: Shutterstock

“Lições da Pandemia” foi tema da primeira live do Mapa da Obra

A primeira live MDO trouxe ações efetivas para lidar com esse momento de crise

Não é de hoje que o setor de varejo de materiais de construção no Brasil enfrenta algumas dificuldades para se adaptar à digitalização, ainda mais em um período de pandemia. Pois, com a chegada da internet, do e-commerce e dos grandes marketplaces, a visibilidade dos pequenos lojistas de bairro, que são a maioria dos empreendedores deste tipo de negócio, tem sido impactada pelas ações das concorrências.

Além da ação da concorrência, a pandemia da Covid-19 também impactou o setor de uma forma que no início do ano, que era de boas perspectivas, não poderia ser imaginada. Muitas lojas estão amargando resultados ruins desde o início do isolamento social e muitos proprietários estão perdendo noites de sono, pensando em formas de manter suas equipes empregadas e de continuar, simplesmente, funcionando.

Pensando no desenvolvimento do setor e em como auxiliar os varejistas de materiais de construção neste momento de pandemia, nós demos início a uma série de lives. A primeira delas aconteceu no dia 13 de maio, “Lições da Pandemia: Como alavancar as vendas nas lojas de materiais de construção”, e contou com a participação especial de grandes nomes do varejo de materiais de construção como Waldir Abreu, superintendente da Anamaco, Cláudio Araújo de Lima, diretor do Sincomavi-SP e Lucas Harb, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos.  

Nossa live foi conduzida pelo Lucas Harb, representante da Votorantim Cimentos, e reuniu mais de 150 pessoas ao vivo no pico da transmissão sendo visualizada por mais de 3.000 pessoas no Facebook, que estavam em busca de diversos esclarecimentos, dicas e ações efetivas para lidar com esse momento de crise que estamos enfrentando.

 

Confira abaixo os principais pontos abordados durante a live:

 

  • Custos internos: como reduzi-los e ainda ter lucro;
  •  A importância do e-commerce e das redes sociais;
  • Estoque parado: como lidar com este problema?
  • Capacitação: como aproveitar a quarentena para investir na equipe;
  • Dicas e recomendações para colocar em prática na loja;

Waldir Abreu, da Anamaco, destacou que agora é o momento de resolver os problemas que o lojista ficava empurrando com a barriga e perceber os aprendizados para sair dessa crise melhor do que entrou. “É importante também saber se portar na internet. Para isso, um ponto fundamental é a capacitação”, enfatizou. Já de acordo com Cláudio, é muito importante salientar que não se pode esquecer que todos os lojistas estão em uma situação difícil desde o fechamento em 20 de março das lojas de materiais de construção e, com isso, o planejamento fica todo perdido e desestruturado. Então, é preciso reaprender a atender o cliente e esse é um ponto fundamental: “Nesse momento, qualquer ação que a loja vai tomar, antes é preciso pensar em toda a cadeia e ter todo o cuidado desde o colaborador até o cliente”, ressaltou.


A digitalização cada vez mais inevitável para o setor

 

Buscar meios para se atualizar e se capacitar para colocar em prática medidas eficientes para manter a loja em funcionamento e com um bom retorno de vendas tanto no ambiente físico, quanto para aqueles lojistas que possuem também e-commerce ou presença ativa no ambiente online, se torna cada vez mais importante, ainda mais em um momento de isolamento social. 

Se antes, era comum que o cliente chegasse à uma loja de materiais de construção com dúvidas e, logo no balcão, levantasse suas questões ao dono da loja; hoje, esse mesmo cliente está tirando as mesmas dúvidas sem sair de casa, usando ferramentas de busca na internet, e após escolher os materiais e produtos que precisa, ainda busca os preços antes de ir à loja física.

Em um mundo onde a internet domina e tudo aquilo que se compra no físico, antes é pesquisado no Google e em sites confiáveis sobre informações de produtos na internet, para que não haja nenhum erro ou decepções com a futura compra, não estar neste universo é perder visibilidade. E esse foi um dos principais temas discutidos na live do Mapa da Obra e levantado pelo público que interagiu ao vivo.

O tema da segunda live também foi voltado para os lojistas  e se aprofundou ainda mais no mercado digital. Confira na íntegra a live sobre “Transformação Digital no varejo de materiais de construção”, com a participação especial de  Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

 

A transmissão foi oferecida por nós, do Mapa da Obra, portal de conteúdo da Votorantim Cimentos.  Para mais dicas e informações, acompanhe o nosso site: www.mapadaobra.com.br.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X