Publicado em 23/12/2014Inventário de estoque

Inventário de estoque

Inventário de estoque é rotina nas revendas, para saber o que comprar e até o que foi furtado

O estoque é um dos ativos da empresa, parte do seu patrimônio. Por isso é preciso controlá-lo, e meio certo é o inventário de estoque periódico. Quem recomenda é Marcos Gabriel Atchabahian, dono da Village Materiais de Construção, e membro da diretoria da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

“Sem controle, você é induzido a erros e, às vezes, pode vender um produto que não tem, ou que não tem em quantidade suficiente”, diz. Há também o risco de não atender o cliente, mesmo tendo o produto no estoque.

Para Atchabahian, o inventário também é imprescindível para comprar certo. “O balanço de ativo e passivo ficará comprometido, se o controle de estoque estiver errado – e isso gera compra equivocada. Você acha que tem o produto e não tem, ou compra sem precisar… É induzido a erro para mais, ou para menos”, ilustra.

Um controle rígido sobre o estoque ajuda ainda a prevenir furtos – por funcionários, ou por terceiros da rua. Poder contar o que foi furtado ajuda a medir prejuízos e a prevenir novos assaltos. “Furto é um problema muito sério; a empresa pode até quebrar por desvios frequentes de mercadoria”, alerta.

O inventário de estoque evita situações como a do entregador que deixa a nota fiscal, mas esquece de deixar a mercadoria comprada. “Por isso é necessário controlar também a chegada e a saída de mercadorias, o armazenamento, entre outras movimentações”, salienta o empresário. E esse trabalho independe do porte da loja.

Na Village, rede de 15 lojas, Atchabahian criou há dois anos um departamento de prevenção de perdas, que inventaria e controla estoques. “Comecei em 1980, numa loja de 300 m²; à medida que a empresa crescia, sentíamos mais necessidade de confirmar se o estoque estava correto ou não”, relembra.

Ele acredita que em lojas pequenas muita coisa é controlada visualmente. Para crescer, no entanto, é preciso profissionalizar e desenvolver mecanismos próprios. Há casos de empresas que ganham volume de vendas, em que os próprios fabricantes auxiliam na gestão do estoque, mantendo promotores nas lojas que cuidam dos seus respectivos produtos (aparência, apresentação nas gôndolas, prioridade de venda dos lotes mais antigos).

Inventários rotativos diários, que verificam as quantidades de um tipo de produto por vez, são feitos aleatoriamente. Isso acontece mesmo a portas abertas, no horário de funcionamento.

Há, no entanto, o inventário de estoque anual, geral, feito a portas fechadas. É preciso parar o funcionamento da loja, para não gerar novas vendas nem expedições durante o processo de controle. Isso permite contar e recontar todos os materiais da loja, subtraindo tudo o que foi vendido. “Ter dez peças no estoque da loja não significa que todas sejam parte do seu ativo. Algumas já podem estar vendidas”, considera.

Foto: Marcelo Scandaroli

 

Estoque é apenas uma das preocupações dos lojistas. É preciso pensar  também em como organizar a aparência da sua loja, e um visual merchandising pode te ajudar. 

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