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Publicado por Carla Rocha em 09/09/2021Como melhorar a gestão de pessoas em sua loja
Papel da liderança de loja é fundamental para melhoria de desempenho da equipe.Créditos: Shutterstock

Como melhorar a gestão de pessoas em sua loja

Lideranças devem dar o suporte necessário para equipe exercer suas funções

A visão de gestão de pessoas vem mudando ao longo dos anos, pois o “manda quem pode e obedece quem tem juízo” está ficando cada dia mais distante e surgem novas formas de fazer gestão, inclusive pela força das circunstâncias.

Para Nina de Oliveira, psicóloga pela Unesp, especialista na gestão de pessoas e sócia-diretora da DNA Ideias e Soluções, consultoria parceira do Sincomavi-SP para o desenvolvimento e aplicação de programas de formação para diferentes públicos e temas, primeiramente é preciso definir o que significa gestão de pessoas eficiente, porque essas palavras têm múltiplos significados, dependendo da empresa, ou, muitas vezes, da cabeça de quem conduz ou está nas posições de comando da empresa.


Ainda de acordo com a psicóloga, entender que a gestão de pessoas eficiente se dá quando as empresas conseguem gerar nos seus colaboradores o “orgulho de pertencer” por acreditarem na companhia. “Por isso, é tão importante conhecerem seu papel, a importância dele para o sucesso do todo, e receberem das lideranças o suporte necessário para exercer esse papel da melhor maneira possível”, ressalta. Assim, suas entregas serão feitas com prazer e com vontade para contribuir, consigo mesmo e com o propósito dessa empresa, pois eles estarão alinhados, sem esquecer os resultados, pois uma empresa precisa ser rentável para ser perene.

Dicas para melhorar a gestão na loja de materiais

Fazer gestão de pessoas garante alinhamento, acertar mais facilmente o alvo, buscar resultados mais satisfatórios, trabalhando em time, contribuindo para a perenidade da empresa. Não fazer gestão de pessoas é contar com a sorte, algo nada recomendado. Para garantir uma gestão eficiente, existem pilares a serem equilibrados e seguidos que levam a uma melhor gestão por meio das pessoas, são eles: pessoas, processos e resultados. Confira abaixo as principais dicas para melhorar a gestão de pessoas na loja:

  • Comunicação: ter e manter canais de comunicação efetivos com os colaboradores é um divisor de águas para companhias que querem fazer uma gestão eficiente.
  • Seleção: a seleção de pessoas fica mais alinhada e você tem maior probabilidade de encontrar o profissional mais indicado para cada posição, o que tende a diminuir seu turn over. “Contrate o sorriso e treine a habilidade”, dizia Walt Disney.
  • Treinamento: cada vez é mais importante a empresa estruturar momentos internos para fazer formação, facilitar e aprimorar o conhecimento das equipes de vendedores de loja e também dos colaboradores.
  • Propósito: é importante ter bem definido o propósito da empresa e também os seus objetivos, ou seja, onde ela quer chegar e como os colaboradores podem ajudar. Assim fica mais fácil entenderem o papel de cada um nesse processo.
  • Feedback: ter o costume de dar um retorno sobre comportamentos gera comprometimento e desenvolvimento, o que proporciona resultados melhores. Trabalhar com transparência, sem dúvidas ou mal-entendidos.

Investimento em capacitação de líderes

Ainda de acordo com a especialista, em pequenas lojas é comum existir o departamento pessoal, por força da necessidade, e ser ele o “responsável” pela gestão. É preciso mudar tal realidade. Por menor que seja o número de funcionários em uma loja, é possível implementar ações efetivas para melhorar a gestão de pessoas. “É preciso ter foco em pessoas e saber que por meio delas o resultado acontece,  especialmente, preparar os líderes da empresa para serem gestores de pessoas e não só de resultados ou produtos”, orienta.


Investir na melhor preparação dos gestores e gerentes de loja para que eles façam, por exemplo, uma melhor seleção na hora de contratar, pois sabem quem já possuem no time e quem o completaria, que treinem e acompanhem o funcionário que chegou e o que já possuem, que deixem claro o papel, o que é esperado de cada colaborador e abram espaço para interações de qualidade, é fundamental. “Isso não é ser bonzinho, tampouco exigir sem dar condições de fazer, mas dar alinhamento de propósito e preparo para os novos líderes”, complementa.

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