Publicado por Carla Rocha em 14/06/2021Gerente de loja: quais as atribuições deste profissional
Para o gerente se preparar é fundamental ter um aprendizado e consciência de ir atrás dos processos para poder tomar as atitudes corretas. Créditos: Shutterstock

Gerente de loja: quais as atribuições deste profissional

Uma boa liderança pode influenciar bastante nos resultados em longo prazo

Você confere:

  • Perfil do gestor de loja
  • Entendimento do negócio
  • A importância do exemplo
  • Diferenciais e desafios

O mercado do varejo de materiais de construção está cada vez mais competitivo e isso se reflete também nos profissionais que, para se destacar nesse ambiente, precisam se capacitar cada vez mais. E se o mercado está mais competitivo e dinâmico, o perfil do gerente de loja também se amplia. Afinal, uma boa liderança pode influenciar bastante nos resultados em longo prazo.

Atualmente a performance de uma loja de materiais de construção depende muito da atitude do seu gestor, que é a referência principal dentro de uma loja, então as atitudes que ele toma precisam ser coerentes e assertivas. Um bom líder é naturalmente um bom gestor, pois possui o papel de auxiliar seus funcionários a crescerem profissionalmente através da sua conduta e do exemplo, da experiência e também do seu nível de entendimento do negócio. É aquele que consegue extrair o melhor da sua equipe, mas sempre preservando a harmonia dentro do grupo.

Para Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi-SP e da Rede de Lojas Conibase, a importância desse profissional é total, pois se ele toma atitudes erradas, por exemplo, vai passar para uma equipe que ainda está aprendendo, e isso pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da mesma. “É como um pai com relação aos filhos: se o pai faz algo errado, os filhos vão tomar isso como referência e fazer também. Então, ele é um fator que irá determinar para qual caminho ela seguirá”, ressalta.

Para o gerente se preparar é fundamental ter um aprendizado e consciência de ir atrás dos processos para poder tomar as atitudes corretas. Em segundo lugar, é gerar uma padronização para conseguir fazer uma gestão mais centralizada no início e depois ir soltando cada vez mais o liderado a partir do momento em que eles vão conseguindo absorver todos os processos dentro da loja. “A principal atribuição de um gestor é ser um multiplicador, então, se ele consegue transmitir o que ele aprendeu com o pessoal que está abaixo dele hierarquicamente, e essa galera conseguir segui-lo, vai fazer toda a diferença diante de qualquer outra pessoa. Ou seja, ser um multiplicador eficiente é a base de tudo”, orienta.

Gerente líder: diferenciais de um bom gestor de loja

Um gerente líder é aquele que possui maior facilidade na hora de delegar funções, com isso, abrem-se também oportunidades para reconhecimento de outra liderança, entre os membros da equipe de vendas. Quando o profissional chega neste nível, torna-se capaz de assimilar a mudança no perfil dos cargos e tomar a frente na busca de novas responsabilidades que o gerente, inevitavelmente, não consegue absorver no dia a dia da loja.

Outra função dos gerentes é manter um processo seletivo contínuo, em um ambiente onde o desenvolvimento consistente de seu pessoal seja promovido. Porém, geralmente, pode existir um impedimento que dificulta essa contratação, quando o profissional já vem pronto do mercado e tende a ser mais caro.

O primeiro diferencial para ser um bom gestor é aprender sobre pessoas, pois, cada um tem uma personalidade e uma vivência diferente, e um bom líder é aquele que consegue extrair o melhor de cada um, dentro de suas possibilidades. “Então, se ele não consegue ou não gosta de ensinar, de dar um feedback ou de abraçar o desenvolvimento dos liderados dele, nada vai adiantar”, salienta. 

Além disso, um bom gestor precisa estar sempre em constante aprendizado. “Se pergunte: quando foi a última vez que você aprendeu alguma coisa nova? O importante é estar sempre aprendendo e ter a vontade de aprender também para não paralisar tanto na vida quanto profissionalmente”, complementa o representante do Sincomavi-SP.

Também existe a parte de comunicação que é fundamental para todo o gestor, pois quem se comunica bem possui um grande diferencial para se aproximar dos clientes e também dos fornecedores, principalmente, em um setor onde ainda carece muito desse conhecimento. “Em relação aos desafios de uma pandemia, quanto mais o líder for resiliente, mais fácil ele vai superar uma crise, principalmente, como a pandemia que traz desafios em curto prazo. Então, ele precisa saber desviar desses desafios e pensar de forma rápida para minimizar os problemas que possam vir a frente”, finaliza.

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