Mapa da Obra - E-book

Guia das redes sociais para sua loja

Baixe agora!

Publicado por Carla Rocha em 10/02/2021Ferramentas elétricas: o que não pode faltar na sua loja em 2021
Furadeiras e parafusadeiras a bateria estão ganhando destaque nas vendas das lojas de materiais.Créditos: Shutterstock

Ferramentas elétricas: o que não pode faltar na sua loja em 2021

É importante que os vendedores repassem alguns cuidados e orientações de uso

As ferramentas elétricas costumam ser objeto de desejo da maioria dos profissionais da obra. Com cada vez mais ações e tecnologia, ela podem apoiar em diversas etapas da construção, desde as etapas primárias que exigem perfurações, até a realização de acabamentos diversos, como a colocação de portas.

Para Sergio Del Nero, dono da Construir Vila Olímpia – empresa que conta com 13 mil itens na loja, entre ferramentas elétricas e outros materiais de construção – com a chegada da pandemia em março, um terço do mês foi perdido pela queda do faturamento. Abril e maio foram meses difíceis, com muitas perdas nas vendas, cerca de 70%. A partir de junho, eles começaram a recuperar em uma curva ascendente leve, e hoje as vendas representam cerca de 80% do que foi vendido no ano passado. “Em valores nominais são quase iguais, só que tivemos uma inflação muito grande de produtos que subiu 20%. Ou seja, em termos de perda, foi de 20% no mês de novembro. E estamos com esperança de que a partir de janeiro isso tenda a melhorar”, destaca.

Ainda, segundo o varejista, atualmente, as ferramentas elétricas representam na loja apenas 3% do faturamento, não sendo o segmento principal. Por isso, trabalhar toda a parte de divulgação nas redes sociais foi fundamental para se manter em movimento. “Implantamos uma área adicional de vendas só pra trabalhar essa área e a gente percebeu que para o nosso negócio não deu muito resultado. Teve um crescimento, mas as despesas não trouxeram nenhum resultado efetivo e não aumentou as vendas de maneira significativa”, destaca o representante da Construir.

Outro ponto importante que merece destaque é que no setor de materiais de construção, bombardear o consumidor com muitas promoções não é o mais indicado, pois muitas vezes esse não é o atrativo maior. “Para outros setores que trabalham fortemente a área comercial e de vendas, como eletrodomésticos, vinhos e alimentos, essas pessoas consomem quase que diariamente, mas tem certa frequência. Já no material de construção é aplicada apenas uma vez e leva muito tempo para ser necessária a troca”, ressalta.

Ferramentas elétricas mais procuradas nas lojas

Del Nero destaca que as ferramentas elétricas mais procuradas e indicadas são aquelas de corte/serra mármore. A furadeira é outra ferramenta elétrica indispensável para o dia a dia, pois toda a casa precisa realizar pequenos reparos. “Essas duas são as que a gente mais vende, mas também temos lixadeiras e lixadeiras circulares. As pessoas se interessam bastante por ferramentas que sejam a bateria, como a parafusadeira”, ressalta.

Com relação ao uso prático na residência, o lojista destaca que não vê as pessoas perguntarem como é que se usa, até porque as ferramentas são bastante básicas e fáceis de manusear, apenas a serra mármore é um pouco mais complicada, mas ainda assim não teria nenhuma contra indicação. “Geralmente, as pessoas que buscam por esse tipo de equipamento já possuem algum conhecimento, mas caso elas tenham dúvidas a gente costuma orientar”, aponta.

Porém, ele alerta que mesmo não sendo muito comum, as pessoas se interessarem pelas formas de manusear o equipamento, é importante que os vendedores repassem algumas orientações e cuidados. “Na hora da compra costumamos oferecer acessórios, como luva, óculos e outros EPI’s para auxiliar na aplicação e no caso da furadeira, a broca adequada etc.”, destaca.

Bônus: comportamento do consumidor

Para ele o comportamento do consumidor mudou, pois, as pessoas ficando mais dentro de casa se atrevem mais a fazer alguns tipos de serviços manuais. Logo, a necessidade de ter uma furadeira e outros itens necessários para executar essas atividades é maior.

Porém, no geral, as vendas se mantiveram estáveis apesar das campanhas e exposições, além de promoções na loja, não foi possível notar nenhuma diferença. “Fizemos alguns testes com alguns produtos e o resultado não foi muito legal, mas continuamos trabalhando com isso para ter alguma ideia precisa do resultado que pode vir desse tipo de operação”, destaca. 

Para ele, mesmo com os tempos desafiadores vividos durante esse ano de pandemia é muito importante manter a confiança no setor. “Acredito que todo comerciante e empresário precisa ser otimista por natureza, mas ter um tom de realidade. Então, acho que na medida em que começar a vacinação, tende a melhorar e acredito que o próximo ano as vendas de ferramentas também tendem a seguir esse padrão”, finaliza.

Veja também os diferentes tipos de pregos e suas funcionalidades:
Compartilhe esta matéria

Guia das redes sociais para lojas de materiais

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X