Publicado em 02/04/2015Dificuldades de encontrar vaga na construção civil

Dificuldades de encontrar vaga na construção civil

Ofertas de emprego no mercado caem novamente, mas ainda há oportunidades no setor

Conseguir uma vaga na construção civil está ficando cada vez mais difícil. Segundo pesquisa recente divulgada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o nível de emprego no Brasil voltou a cair, no último mês de janeiro, 0,34% em relação a dezembro de 2014, e 6,4% de um ano para cá.

A estimativa é que mais de 11 mil profissionais tenham perdido os seus postos de trabalho no último ano. Na opinião de José Romeu Ferraz Neto, presidente do Sinduscon-SP, as demissões foram motivadas pela situação política e econômica do país.“Houve uma forte retração dos investimentos em obras. Além disso, a insegurança gerada pela disputa eleitoral deixou empresários pouco confiantes e compradores de imóveis pouco interessados em gastar suas poupanças. Para piorar, caiu muito o número de contratações de obras públicas.”

Por isso, é preciso se preparar: o Sinduscon estima que, em 2015, outras 70 mil vagas de trabalho em canteiros sejam fechadas – se a situação não piorar ainda mais.

O que fazer agora?

Para quem ainda está empregado, mas teme novos cortes, a dica é aproveitar o tempo livre para investir em cursos de qualificação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem cursos variados em todo o país.

Quem já está desempregado deve procurar obras prestes a começar: “São os empreendimentos imobiliários lançados no ano passado, conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e obras públicas contratadas que aguardam autorização para início das execuções. Também há algumas obras privadas, industriais ou comerciais, que precisam de mão de obra”, diz Ferraz Neto.

Vaga na construção civil

As ofertas de trabalho ainda são maiores nas regiões Sul e Sudeste do país. Um relatório do Sinduscon-SP indica que, só no Sul, 5.719 novas vagas foram abertas em janeiro de 2015. Em São Paulo, foram 5.629 novas oportunidades.

“As cidades de Ribeirão Preto, Sorocaba, São Paulo, Campinas e Bauru são as que mais contratam atualmente. São José do Rio Preto, Presidente Prudente e São José dos Campos também têm vagas abertas.”

Designers de interiores querem ver sua atividade profissional regulamentada; confira os próximos passos dessa luta.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X