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Publicado por Carla Rocha em 10/05/2021Dicas para otimizar o layout do canteiro de obras
É necessário se preocupar com a segurança dos trabalhadores e também com a produtividade da obra.Créditos: Shutterstock

Dicas para otimizar o layout do canteiro de obras

Canteiro deve oferecer condições mínimas para os trabalhadores que atuam

A questão do layout de canteiro de obras deve ser um ponto de atenção de empresas e engenheiros para garantir a segurança e o aumento da produtividade da obra – pontos que são fundamentais e precisam caminhar sempre juntos. O canteiro deve proporcionar não só segurança, mas condições de higiene mínimas para que torne a vida dos trabalhadores mais saudável e proporcione as ferramentas adequadas para que consigam realizar as suas atividades da melhor maneira possível. Outro ponto de destaque é também a questão da sustentabilidade com o reaproveitamento de embalagens e materiais não utilizados no canteiro e que tem se tornado uma grande preocupação das construtoras.

Para Luiz Henrique Ceotto, sócio-diretor da Urbic Empreendimentos Imobiliários, a questão da produtividade é muito pouco abordada principalmente com relação ao transporte de materiais e pessoas para os locais de aplicação. É necessário que se tenha um cuidado maior e um olhar atento com relação a isso, pois os estoques intermediários apenas prejudicam a produtividade e acabam gerando desperdícios. “Nas nossas obras que são relativamente pequenas, tudo é levado direto do caminhão até o local de aplicação na hora da aplicação”, ressalta. Ainda de acordo com ele, o almoxarifado só existe no Brasil, em outros países, os materiais são entregues diretamente na obra.

Ceotto destaca também que alguns fatores devem ser observados, como qual será o trajeto do veículo que realizará a entrega dos materiais, como esses materiais serão descarregados, porque tudo isso influencia na definição do layout do canteiro de obras. O principal ponto de atenção neste aspecto é saber dimensionar e como o profissional vai carregar cada tipo de material, além de utilizar a grua ou cremalheira para que realmente consiga fazer esse trajeto e definir os caminhos de uma maneira lógica e preparada para que flua com mais facilidade. “A sinalização é fundamental até para deixar as informações de forma clara. Rotas de saída de fuga, rotas de materiais, por exemplo, pois essa é a maneira do engenheiro e do planejador se comunicarem com a equipe de obra”, orienta.

Layout de obra: gestão do canteiro da WTC

De acordo com o diretor técnico da Consciente Construtora, Leonardo Menezes, no empreendimento WTC localizado em Goiás, houve algumas particularidades com relação a localização do canteiro que fica em um local de muito fluxo de veículos. “Com isso, montamos uma estrutura para que todos os caminhões pudessem descarregar dentro do próprio canteiro. Isso já estava dentro do projeto de canteiro que é pensado em atender o planejamento da obra”, ressalta. O canteiro, às vezes, sofre algumas mutações de acordo com as necessidades de cada obra visando necessidades de transporte tanto vertical quanto horizontal a fim de manter a obra o mais racional possível e, com isso, diminuir o tempo de transporte de materiais.

O objetivo de organizar o canteiro é conseguir a maior produtividade no menor tempo possível. Para isso, alguns pontos para otimização do canteiro de obras foram realizados nesta obra, como o local apropriado dos equipamentos, como a serra-circular, que deveria ser pensado por conta dos ruídos. “Outra ação efetiva para o layout de canteiro que realizamos é que a área de escritório ficasse o mais longe possível para minimizar o nível de ruídos”, ressalta.

A pandemia também impactou o canteiro de obra e trouxe medidas importantes para o dia a dia. Foi preciso tomar ações para controlar a contaminação durante a pandemia, bem como marcações de distanciamento e distribuição de itens de higiene e álcool em gel, distanciamento entre as mesas no refeitório, entre outras questões que antes não existiam nessa composição de layout de canteiro de obras.

Para Humberto Dutra Borges, engenheiro civil e gerente de engenharia da Consciente, a obra foi pensada para que acontecesse toda dentro do próprio canteiro para não afetar o trânsito da região. Com isso, toda logística foi planejada de forma que as cargas e descargas acontecessem dentro do próprio canteiro e foi elaborado um projeto de canteiro de obra contendo todas as informações e localização de cada parte da obra, tais como vestiário, refeitório, administração, local de descarga de cada material, aço, concreto, ensacados, granel etc.

A segregação dos resíduos também foi feita conforme a classificação e cores estabelecidas pelas Resoluções 275 e 307 do CONAMA. Logo, as mesas são separadas em baias e o descarte é feito com os fornecedores cadastrados em que os mesmos são obrigados a fazer a destinação correta do resíduo e apresentar os comprovantes de destinação dos resíduos para a construtora. “Trabalhamos com aproveitamento de resíduos sólidos para a fase de instalações provisórias, como resto de concretos e cacos de tijolos para servir como estabilização de solo para caminhões. Também trabalhamos com a logística reversa para alguns materiais, como sacos de cimentos, sacos de argamassa, gesso etc.”, ressalta o engenheiro.

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