Publicado por Votorantim Cimentos em 22/08/2022Dicas essenciais para melhorar o controle de estoque

Dicas essenciais para melhorar o controle de estoque

Confira dicas que irão te ajudar a melhorar seus processos.

O controle de estoque adequado de todos os produtos que entram e saem de uma loja de materiais de construção é de extrema importância para garantir bons resultados financeiros nas lojas de materiais de construção. Entretanto, muitos gestores de loja ainda sentem muita dificuldade na hora de realizar esse processo.

 Para minimizar tal impeditivo, existem algumas dicas para melhorar o gerenciamento na hora de acompanhar a entrada e a saída de materiais. Isso ocorre por conta da quantidade de itens para serem vendidos, que, muitas vezes, podem passar de mil, o que torna a atividade do controle de estoque ainda mais desafiadora para os gestores e funcionários do estabelecimento.

Dicas para melhorar seus processos e controlar seu estoque

1- Compra inteligente

Produtos que não possuem grande giro de vendas, por exemplo, podem acabar parados no depósito durante meses. Para que isso não aconteça, o ideal é fazer a compra certa no momento certo e escolher bem cada item de acordo com a saída dele.

2- Controle de informações

Realizar uma gestão de estoque eficiente é fundamental para garantir o sucesso nas vendas – é preciso ficar atento e manter um sistema ágil de controle e também o histórico com informações das últimas compras.

3- Tempo médio de estoque

Uma estratégia eficiente é obter o tempo médio para manter um produto no estoque – importante para avaliar o giro; o número de dias do período deve ser dividido pelo número de giros (renovações de estoque) realizados no mesmo período.

4- Espaço adequado para estocagem

Em alguns casos, como o de materiais básicos da construção, como cimento, areia, brita, blocos de concreto e argamassa, a gestão de estoque não se restringe apenas a fazer uma análise das quantidades que devem ser compradas, mas também é preciso analisar o espaço disponível para estocá-las, para evitar o excesso.  

5- Cuidados com produtos que possuem data de validade

É muito importante o acompanhamento dos materiais que possuem data de validade, este acompanhamento irá fazer com que os itens citados acima sejam mais assertivos. A técnica de realizar o “Fifo de estoque” é muito útil. FIFO é uma sigla para “First In, First Out” (ou em português PEPS – “Primeiro a entrar, Primeiro a Sair”) e é um sistema para armazenar o estoque da empresa em forma de fila, onde o primeiro item armazenado é também o primeiro item a sair do estoque

6 – Definição do mix de produtos

Para a definição do mix de produtos a ser oferecido, o lojista deve visitar lojas concorrentes, avaliar suas ações a fim de perceber quais são as fraquezas existentes, além de ouvir os próprios clientes com atenção para entender as suas necessidades, adaptando o tipo de produto a ser ofertado

O armazenamento de materiais é fundamental para entregar para o consumidor um material de qualidade e sem avarias, ou seja, amassados, trincas ou além do vencimento. Cada tipo de produto demanda um cuidado específico dentro do estoque da loja.

Saiba como qualificar os vendedores da sua loja https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/qualificacao-de-vendedores/

Compartilhe esta matéria
22568

Mais lidas

Veja também

X