
Desempenho de um operário – Seu serviço é bom?
Baixe o questionário de controle de qualidade de serviços
para aplicar aos seus clientes
O desempenho de um operário da construção civil não é medido apenas pelo domínio da técnica de execução de obras. Devem ser considerados também aspectos ligados ao seu comportamento no trabalho, conforme explica o professor Paulo Michelazzo, da Escola Orlando Laviero Ferraiuolo, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
“Na Olimpíada do Conhecimento, tem profissional que é muito bom na parte técnica, mas peca na falta de organização, fala palavrão ou não cuida da higiene pessoal”, exemplifica. E o comportamento é justamente o mais difícil de ser corrigido, “porque é algo que vem do berço. É o que chamamos de competência transversal”, analisa.
Embora nem sempre influencie a qualidade do trabalho de um pedreiro, até o jeito como o profissional cuida do próprio corpo pode contar na avaliação. “Ele deve evitar lesões na coluna, braços e mãos, muito comuns na construção”, relembra Michelazzo.
A falta de capacidade de planejar os trabalhos afeta a organização de tempo, materiais, ferramentas e equipes. Para superar isso, cursos como no SENAI ensinam procedimentos para formar profissionais de competência técnica, mas também capazes de dimensionar quantidades de argamassa, cerâmicas, tipos de ferramentas e número de ajudantes que precisará para entregar a obra no prazo certo.
Baixe aqui um questionário, elaborado em parceria com o professor Paulo Michelazzo, que auxilia o profissional da construção civil a avaliar a qualidade de seu trabalho junto ao cliente. Veja também no Jornal do Pedreiro um questionário semelhante.
Para prevenir lesões musculares e nas articulações, é indicado fazer um aquecimento antes de qualquer atividade física.