Mapa da Obra - E-book

Impacto do Plano Diretor para incorporadoras

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 02/09/2021Como montar um orçamento de obra de forma assertiva
Na hora de elaborar um orçamento de obras assertivo, é fundamental atentar-se para a descrição de custos de cada item utilizado.Créditos: Shutterstock

Como montar um orçamento de obra de forma assertiva

É necessário fazer uma análise minuciosa do projeto e suas peculiaridades

O planejamento de execução da obra em função das características e condições de execução dos serviços, como o sistema construtivo, volume ou porte dos serviços, prazos de execução, equipamentos especiais, jornada de trabalho, condições ambientais e climáticas, condições de execução, entre outros detalhes fundamentais para o sucesso do empreendimento, é o que faz toda a diferença na entrega final de uma construção.


De acordo com Elizabeth Montefusco, professora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), é necessário fazer uma análise minuciosa do projeto e de todas as informações técnicas disponíveis, como especificações, encargos, editais, minuta contratual, para evitar erros no orçamento e no quantitativo dos serviços. “Levantamento, com base nos projetos, definindo os quantitativos dos insumos e dos serviços a serem calculados separadamente para cada elemento detalhado”, orienta.


Ainda segundo a docente, as características do local de execução da obra, como as condições do terreno; do acesso ao local da obra; condições de localização e de utilização de jazidas de materiais, bem como os volumes e as distâncias relativas à sua aplicação, no caso de obras de terraplenagem; condições locais de materiais; disponibilidade de aplicação de mão-de-obra local; infraestrutura de fornecimento de energia elétrica, água e telefonia; meios de transporte; interferências existentes ou possíveis de existir em relação à execução da obra, devem ser observados e destacados no projeto de obra.

Composição de custos no orçamento de obra

Faz parte considerar a relação completa de todos os serviços a serem realizados constantes dos projetos específicos e respectivos custos unitários. “Além disso, também é necessário realizar a itemização, bem como a discriminação e as especificações técnicas dos serviços que compõem os projetos a serem executados”, ressalta. Outro destaque no orçamento de obras adequado é a elaboração do memorial descritivo do sistema construtivo.


Na hora de elaborar um orçamento de obras assertivo, é fundamental atentar-se para a descrição de custos de cada item utilizado, assim é possível a composição dos custos unitários dos serviços, com a indicação de todos os insumos a serem utilizados e as suas respectivas produtividades. O cronograma físico e financeiro, com prazos definidos de início e término da obra; critérios de medição e pagamento dos serviços. Abaixo, confira o que não pode faltar neste orçamento:

  • Cálculo do custo unitário dos equipamentos;
  • Cálculo dos salários com os encargos sociais e complementares;
  • Levantamento dos custos indiretos;
  • Cálculo do BDI – Benefício e Despesas Indiretas.
  • O cadastro de fornecedores;
  • O preço dos insumos;
  • A vistoria técnica ao local da obra.

Ferramentas e normas para elaboração do orçamento de obra

Ainda de acordo com a docente, no que diz respeito à normas de especificação, a elaboração de orçamento de obra não se restringe ao atendimento apenas das exigências previstas genericamente na legislação em vigor e nas Normas Técnicas existentes da ABNT específicas para o segmento de edificações, mas sim, todos os principais segmentos da indústria da construção civil. “Cada tipo de obra apresenta características próprias que devem ser respeitadas e deve conter todos os projetos específicos necessários e suficientes para permitir o levantamento dos custos do empreendimento”, aponta.


Dependendo do grau de complexidade do empreendimento, o orçamento de obra pode ser realizado por um técnico de edificações, arquiteto ou engenheiro. “O profissional precisa ter uma visão sistêmica, para poder interpretar os projetos, identificar todos os elementos e serviços que o compõem e associar valores atualizados praticados no mercado”, ressalta. Existem ferramentas para estimativas de custos, como é o CUB (Custo Unitário Básico da Construção), valor aferido pelo Sinduscon, representando o valor médio por metro quadrado construído, não contemplando custos de projetos e fundações, terreno, paisagismo, impostos e lucro. “Outras composições de custos disponíveis no mercado: Sinapi, DER, FDE, TCPO e sistemas informatizados”, complementa.
Para Marcelio Medeiros de Sá, gerente de propostas da Libercon, entre os principais pontos de atenção ao elaborar um orçamento de obra, estão os seguintes itens:

  • Análise detalhada de todos os projetos e demais documentos enviados pelo cliente, como edital, memorial descritivo, planilha etc.;
  • Levantamento das quantidades dos materiais e dos serviços que serão necessários para a execução da obra;
  • Elaboração do planejamento de execução da obra (plano de ataque) para definição de prazos, logísticas de canteiro e equipamentos, dimensionamento de equipe e demais recursos necessários;
  • Cotação dos preços de materiais, serviços e equipamentos;
  • Montagem da composição dos custos unitários (cpu) para cada serviço.

Ele destaca ainda que o profissional mais indicado para elaboração assertiva de um orçamento de obra é o engenheiro ou o arquiteto, pois é necessário o conhecimento técnico para a leitura e entendimento de projetos e demais documentos, bem como, para a montagem das composições de custo de forma assertiva. Outro detalhe importante é a utilização de softwares específicos para esta finalidade que são fundamentais, principalmente, para a questão das composições de custo unitário, onde cada empresa pode ajustar conforme a sua forma de atuação na execução da obra. Além disso, como não existe uma norma específica para a elaboração de orçamentos, é importante que durante o processo sejam avaliados se os projetos e demais documentos fornecidos estão seguindo as normas da ABNT para a construção civil.

Quer saber como elaborar um orçamento assertivo? Baixe o e-book gratuito: http://mapadaobra.rds.land/orc-passo-a-passo

Compartilhe esta matéria

Plano Diretor para incorporadoras: o que saber?

Quero conferir!

Mapa da Obra - E-book
X