Publicado em 19/08/2014Construa liderança no seu negócio próprio

Construa liderança no seu negócio próprio

Não basta ser empreendedor; um bom líder tem atenção difusa e é gestor hábil de seu próprio tempo

O mercado da construção civil está cada vez mais competitivo e isso se reflete também nas lojas de materiais de construção. Para se destacar nesse meio, o líder tem um papel fundamental de auxiliar seus funcionários a crescerem como profissionais através do exemplo de conduta, da experiência e entendimento do negócio. E se o mercado está mais competitivo e dinâmico, o perfil do líder dentro de uma loja de materiais de construção também se amplia. Uma boa liderança não se mede pela performance da equipe, mas pode influenciar bastante nos resultados a longo prazo. É aquele que consegue extrair o melhor da sua equipe, mas sempre preservando o bem estar e a harmonia dentro de um grupo de profissionais.

“Temos percebido uma queda acentuada nas margens de ganho do segmento de vendas de materiais de construção”. Mais alarmante que essa afirmação do consultor de recursos humanos Almiro dos Reis Neto, da Franquality, é a própria explicação do fato. Ele afirma que se é da natureza do dono do negócio empreender, comercializar e lucrar, falta para ele liderança e competência administrativa, na maioria das vezes. “Aquilo que é seu forte se torna sua maior fraqueza.” Isso porque a concorrência é cada vez mais acirrada, e não deve ser menosprezada. Com uma tendência a faturamentos apertados e redução das margens de lucro, na luta contra lojas vizinhas se destaca o comerciante que, além de empreendedor, também traz em seu “código genético” todas as características do bom líder, antenado a área financeira e de recursos humanos. “É comum ver lojistas reclamando do mercado, da falta de gente qualificada, da alta rotatividade dos funcionários. Esquecem que o mercado é assim, e que é preciso lidar com isso”, enfatiza Neto.

Gerência estratégica

Se há alguns anos o cargo de gerência estava vinculado à capacidade de resolver problemas com agilidade, hoje diz mais respeito a antecipar problemas e, sobretudo, soluções. “Tem que saber distribuir o tempo, e não se deixar levar. Se ele for só um apagador de incêndio, não prioriza o mais importante”, analisa o consultor.

O cargo fica cada vez mais complexo. O gerente ou líder, tende a prestar mais atenção em gestão de pessoas, finanças, qualidade de serviços, processos, sustentabilidade, relacionamento com o cliente e com a comunidade.

Além disso, deve entender a importância de transmitir conhecimentos. O “medo” de perder o emprego não se justifica, pois quanto mais os subordinados aprenderem com o líder, mais se sentirão motivados a crescer e a se engajar. “A habilidade mais importante do gerente de loja é a atenção difusa – focada em diversas coisas simultaneamente. Mas também tem que ser um hábil gestor de seu próprio tempo”, pondera Neto.

O que faz um líder?

Um bom líder é aquele que define as melhores soluções para o seu negócio e funcionários de maneira rápida e espontânea, isso está relacionado com a experiência acumulada ao longo do tempo em determinadas funções. Confira a seguir algumas características de um líder bem sucedido:  

Saber lidar com pessoas

O grupo de colaboradores é formado por pessoas de características distintas e é fundamental saber lidar com os diferentes tipos de pessoas com empatia e paciência, além de saber utilizar essas características a favor da empresa.

Espírito colaborativo

Um bom líder entende que muitas vezes será  preciso “colocar a mão na massa” mesmo que ele esteja em um cargo de chefia, isso faz com que os funcionários sintam mais confiança e se identifiquem de uma maneira positiva, de igual para igual.

Vontade de aprender

Não é porque o cargo em que ocupa exige uma qualificação maior, que significa que o chefe é melhor do que os funcionários. Todos possuem experiências de vida que podem agregar – e muito – ao grupo de colaboradores e a empresa.

Jogo de cintura

Muitas situações inesperadas surgem do dia a dia de uma empresa e o líder precisa saber lidar com todas elas sem se desesperar ou culpar os outros. Além disso, também precisa ter tato na hora de mediar conflitos a fim de atender os interesses da empresa bem como dos envolvidos na questão.

Saber ouvir

Seus funcionários tem muito que agregar e por estarem diretamente na parte operacional podem perceber deficiências dentro da empresa que talvez não sejam percebidas por você, portanto, saber ouvir sem julgar tanto críticas quanto sugestões podem agregar e muito e ajudá-lo a crescer como pessoa e como profissional. Ajudando a empresa e também o negócio a crescerem em conjunto uns com os outros.

Saber tomar decisões

Capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas em momentos de crise é fundamental em uma empresa ou negócio e nesse momento uma liderança eficiente e assertiva faz toda a diferença.

Saber se adaptar

Mudanças são extremamente necessárias e sair da zona de conforto pode ajudar no crescimento do negócio em várias frentes. Porém, muitos gestores se mantêm presos a velhos hábitos. Estar aberto ao novo pode abrir várias possibilidades de crescimento tanto para a equipe quanto para o gestor.

Liderança em todos os níveis

Um gerente líder é capaz de delegar funções, abrem-se oportunidades para reconhecimento de outra liderança, entre os membros da equipe de vendas. Nesse nível, lidera o profissional capaz de assimilar a mudança no perfil dos cargos e tomar a frente na busca de responsabilidades que o gerente, inevitavelmente, teve de deixar para trás.  É função de gerentes manterem um processo seletivo contínuo, com desenvolvimento consistente de seu pessoal. O profissional que já vem pronto do mercado é mais caro. Por outro lado, “qualificar em casa reduz os custos, porque quem entra custará menos”, diz Neto. O líder no nível de gerência também precisa criar formas de manter o profissional engajado à empresa.

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