Atualizado em 12/04/2024Conheça quem são os profissionais da Construção Civil
Diferentes equipes e profissionais compõem o time da construção civil.

Conheça quem são os profissionais da Construção Civil

Não só engenheiros e arquitetos fazem uma obra acontecer, ao lado desses profissionais existe uma equipe treinada para obter o sucesso e bom desempenho da obra

Fazer uma obra acontecer não depende apenas do engenheiro, arquiteto ou pedreiro, afinal, esses são os cargos e funções da construção civil que vêm rapidamente à mente quando o assunto é construção. Porém, ao lado das profissões mais conhecidas, estão outros profissionais que exercem um papel fundamental no andamento e resultado da obra.

Antes de iniciar um projeto, algumas pessoas pensam que basta contratar um pedreiro, explicar o serviço e, pronto, fazer acontecer. Mas, até para a contratação de um pedreiro, é necessário saber qual o segmento em que ele atua. Existem pedreiros especializados em construção, acabamento, pisos, alvenaria, entre outros.

Saber quais as funções e hierarquias de cada profissional é importante para seguir o planejamento e o cronograma de forma correta, contratando, então, profissionais da construção civil específicos para a sua obra.

Quais são os profissionais que trabalham na construção civil?

Engenheiro

O engenheiro civil coloca em prática o projeto do arquiteto. Ele supervisiona a equipe de obra e fornece as orientações aos profissionais envolvidos. É ele quem realiza os cálculos e projetos estruturais, arquitetônico, elétrico e hidráulico, além de cuidar da parte do planejamento e execução de uma construção.

Arquiteto

O arquiteto é quem inicia o projeto e define como será realizado o trabalho. Ele elabora e desenvolve os primeiros estudos, gerando uma planta do espaço. É ele quem também define os materiais, acabamentos e métodos que serão utilizados na construção. Sua participação pode ir até a fase final, como a da decoração.

Mestre de obra

Esse profissional é responsável pela fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão. Ele precisa ter conhecimento de todas as etapas da construção, quais os materiais utilizados e as funções de cada trabalhador na empreitada. Ele é quem distribui as frentes de serviço para os encarregados, mantém a ordem no canteiro e filtra os problemas antes de chegarem até a equipe de engenharia.

Pedreiro

Cada profissional que exerce a função de pedreiro pode ter habilidades diferentes. Os serviços que eles executam são: alvenaria, chapisco, emboço, reboco, contrapiso, concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas. Alguns podem fazer trabalho de assentamento de cerâmicas, azulejos, porcelanatos, bancadas de banheiro e cozinha. Bons pedreiros exibem habilidades com nível, prumo e esquadro.

Ajudante de obra

O ajudante de pedreiro, geralmente, é uma mão de obra não tão qualificada e composta por pessoas mais jovens que querem aprender a profissão. Ele é responsável por confeccionar, organizar e transportar os materiais da obra, assim como preparar o canteiro e remover ou transportar entulhos.

Armador

Ele é responsável por cortar, dobrar e montar ferros estruturais, preparando a obra para a concretagem.

Pintor

Esse profissional aparece na fase final da obra, quando entra a etapa de acabamento. Ele fica responsável pela pintura, porém, é preciso atentar-se, eles podem ser divididos por diferentes especialidades: pintor de exteriores, de interiores, predial, texturização etc.

Gesseiro

O gesseiro é responsável pela aplicação do gesso de parede e teto. Geralmente, esse profissional também trabalha com dry-wall.

Eletricista

É ele quem cuida das instalações elétricas da obra, como tomadas, iluminação, interruptores, conduítes, entre outros. No início, fica responsável por prever os pontos de luz.

Encanador

encanador é responsável pela rede hidráulica da construção. É ele quem instala os canos para a ligação de água e esgoto. Pias, tanques e torneiras também ficam sob a responsabilidade do profissional e, no início na obra, ele analisa os pontos de água.

Além desses profissionais da construção civil, que estão quase sempre presentes em uma obra, outros não citados também podem fazer parte de alguma fase da construção. Tudo dependerá da complexidade e do orçamento disponível.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X