Publicado em 27/11/2013Como aproveitar as vendas de Natal

Como aproveitar as vendas de Natal

O segredo é não deixar faltar materiais de revestimento, nem funcionários suficientes

O costume de reformar e preparar a casa para o final de ano é tradição de quatro a cada dez famílias brasileiras, o que tem forte reflexo sobre o movimento de clientes nas revendas de materiais de construção: as chamadas “vendas de Natal“. Os meses de setembro, outubro e novembro, segundo tendência constatada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), concentram 30% do total de vendas do ano.

De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), enquanto 40% das residências passam por reformas de final de ano, pelo menos 30% sofrem pequenos reparos. Nas vésperas de Natal e Ano Novo, são os acabamentos, como pinturas, e os reparos de manutenção, como limpeza e troca de telhas, que ganham mais atenção do consumidor. Para aproveitar esse aquecimento do mercado durante as vendas de Natal, lojistas devem ficar atentos ao estoque de materiais básicos – cimento, tintas, blocos de concreto, argamassas e materiais elétricos.

Principalmente nesta época, o cliente tem pressa e espera contar com eficiência e apoio das lojas. Por isso, além da disponibilidade de materiais, é preciso reforçar o atendimento e a agilidade da entrega, mesmo que isso signifique aumentar a frota de veículos disponíveis, e o número de funcionários, com a contratação de temporários. Para Paulo Henrique Tavares, consultor do Sebrae, além de garantir a chegada dos materiais no dia e hora acordados, também é indicado ter pessoal para auxiliar no transporte e acondicionamento das compras em veículo próprio do cliente.

Outra forma de fidelizá-lo para o próximo ano é reforçar o atendimento pós-venda, com a checagem de sua satisfação depois de concluída a entrega. Basta simples telefonema. Faz ainda parte de um pós-venda completo a solução rápida de trocas necessárias de produtos.

Alavanque as vendas com estas 6 dicas para expor produtos na loja 

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