Publicado em 22/04/2014CAU-RJ lança banco de profissionais para vistoria técnica

CAU-RJ lança banco de profissionais para vistoria técnica

Associação auxilia síndicos na procura de especialista para realização de vistoria técnica

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) lançou um banco de profissionais cadastrados e interessados em prestar serviços na realização de vistoria técnica para edifícios. Com a regulamentação das leis 126/13 e 6.400/13, ficam obrigatórias vistorias quinquenais, para atestar segurança, estabilidade estrutural e a boa conservação da edificação, indicar reformas e estipular prazos de execução, mediante a expedição de um laudo.

Somente arquitetos registrados no CAU e engenheiros cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) poderão exercer esta função.

As leis regulamentadas são uma resposta do poder público a catástrofes como o desabamento do Edifício Liberdade, no centro da capital carioca, em janeiro de 2012.

Leia também: A acessibilidade em projetos de arquitetura e construção é essencial

Autoridades perceberam a necessidade de evitar que obras continuassem sendo realizadas sem licenciamento prévio ou responsabilidade técnica.“O principal objetivo é mudar comportamentos, para que qualquer obra seja comunicada ao síndico – de uma simples reforma a grandes intervenções estruturais -, assistida por profissional qualificado habilitado, e licenciada quando necessário”, explica Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ).

“A vistoria técnica é um diagnóstico geral, que verifica as condições do revestimento da fachada, o estado de conservação de vigas e pilares, se há trincas e rachaduras, infiltrações em caixas d’água, ou reparos a fazer nas instalações elétrica e hidráulica”, exemplifica.

Para entrar no banco de dados cadastrais do CAU-RJ, arquitetos interessados em prestar este tipo de serviço devem visitar o site www.caurj.org.br. Síndicos e condomínios interessados em contratar profissionais devem procurar, no mesmo site, o campo “busca arquitetos”.

Organizar documentos e fiscalizar instalações prediais constantemente ajudam no preparo para a vistoria. Confira três dicas para não ter problmas com inspeção predial!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X