Publicado em 05/08/2014Bateu aquele sono no trabalho?

Bateu aquele sono no trabalho?

Confira práticas simples e rápidas que mantêm o corpo alerta depois da hora do almoço

Para alguns, um cochilo após o almoço é fundamental para recuperar as energias e voltar ao trabalho. O problema é que nem todos os ambientes de trabalho oferecem um cantinho apropriado. E mesmo quando há a oportunidade de dormir por alguns minutos, o sono no trabalho pode até prejudicar a produtividade no período da tarde. Em trabalhos que demandam muita disposição física, como é a construção civil, esse efeito-preguiça pode até ser perigoso.

Embora existam exercícios e práticas mais eficientes que o cochilo, a professora associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) Claudia Moreno salienta que, antes, profissionais da construção civil precisam de condições apropriadas de trabalho, com salário condizente e digno ao esforço que fazem. É a única forma de garantir que tenham boas condições de moradia e, assim, um local adequado para dormir. “A boa noite de sono, na véspera da jornada, garante um profissional alerta durante o expediente”, analisa. Além disso, é preciso escolher bem os alimentos para o almoço. “Uma refeição adequada, sem exagerar nas gorduras e nos açúcares, também ajuda muito a controlar o cansaço”, ensina.

Práticas complementares

A fisioterapeuta do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Michelle Piai Lino, elaborou com exclusividade para o Mapa da Obra uma lista de três passos para relaxar a mente e o corpo após o almoço – e sem aquela moleza que atrapalha o retorno ao trabalho. Confira as dicas!

Cochilo

O famoso cochilo após o almoço oferece benefícios físicos e mentais. Aumenta a disposição e o desempenho cognitivo (capacidade de pensar e raciocinar), diminui o cansaço, estimula a memória e o aprendizado. Tire, portanto, 15 ou 30 minutos do seu horário de almoço para a soneca. Não esqueça de ligar o despertador, para não perder a hora!

Se não for possível cochilar, relaxe em algum canto que traga conforto. Concentre-se: primeiro descanse os músculos da face, feche os olhos, e relaxe toda a musculatura do tronco, braços, pernas e pés, mentalizando cada parte do seu corpo. Além de se preparar para continuar o trabalho depois, você colaborará para a digestão.

Relaxamento

Somos conhecedores do nosso corpo. Se prestarmos atenção, percebemos quais músculos estão tensos e duros. Encontre essa parte no seu corpo, e a contraia por um segundo, fazendo força. Em seguida, solte-a, relaxando, por três segundos. Por exemplo: aperte o punho por um segundo, e solte-o, por três. Repita o procedimento quantas vezes necessário. Esta técnica pode ser usada para afastar o sono no trabalho durante todo o expediente – e não só depois do almoço.

Respiração

O exercício da respiração é importante em muitos momentos do nosso dia. Prolongar a respiração tem efeito imediato e intenso no relaxamento muscular. Estudos relatam que, se temos muita tensão sobre nós, a respiração tende a ficar mais acelerada. Muitas vezes, quando finalizamos um trabalho, suspiramos para aliviar a tensão. Esse suspiro é fundamental ao relaxamento dos músculos, para acalmar a mente, aliviar os pensamentos e também a frequência cardíaca.

Libere-se: faça dez respirações profundas sempre que estiver tenso. Isto significa puxar bastante ar, inspirando para abrir o tórax, e soltá-lo, em seguida. Com esse simples gesto, você melhora não só seu desempenho, mandando embora o sono no trabalho, mas também a sua qualidade de vida!

Veja como organizar o cadastro de fornecedores da sua loja de construção 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X