Publicado por Carla Rocha em 07/08/2021Cuidados com o armazenamento de materiais para evitar perdas
O armazenamento de produtos como o cimento, argamassas básicas, argamassas colantes e os rejuntes, precisa ser alocado sempre em local seco.Créditos: Shutterstock

Cuidados com o armazenamento de materiais para evitar perdas

Para padronizar o estoque de maneira eficiente é preciso criar critérios

Este período de pandemia e isolamento social fez com que os profissionais do varejo de materiais tivessem que repensar as suas atividades, a gestão administrativa, a quantidade de colaboradores, o armazenamento de materiais, a forma como a logística é realizada, entre outras situações que ajudam o gestor na loja de materiais de construção a manter seus rendimentos de forma adequada e não fechar as portas.

Pensando em otimização e redução de custos nos estabelecimentos, é importante ter em mente os principais cuidados que os lojistas de materiais de construção precisam ter com o armazenamento de materiais e produtos para evitar perdas que podem resultar em prejuízos financeiros, como a quebra de materiais delicados, tipo revestimentos, ou rasgos de embalagens, como argamassas e cimentos.

Para o consultor técnico de mercado da Votorantim Cimentos, Cláudio Inon Farias Bezerra Filho, a organização do estoque da loja pode ser feita de várias maneiras diferentes. Pode ser adequada ao perfil da loja, se o foco é material pesado ou materiais de acabamento, por exemplo.

Porém, alguns pontos são importantes independente do perfil do lojista, como a padronização do estoque da loja. “Essa prática facilita identificar os produtos do estoque tornando os processos do dia a dia, como recebimento e venda dos produtos, mais ágeis”, ressalta. Para padronizar o estoque de maneira eficiente é preciso criar critérios, como a ordem de recebimento, proximidade da validade ou facilidade de manuseio. “Misturar esses critérios também é bem-vindo para aumentar o nível de padronização”, complementa.

Veja como armazenar os materiais adequadamente na loja

O armazenamento dos materiais dentro da loja deve seguir uma premissa básica: a organização. No geral, os produtos de maior saída devem ficar na frente da loja para tornar o atendimento do vendedor mais eficiente, mas armazená-los mais ao fundo da loja não é errado, desde que faça parte de uma estratégia de vendas para um determinado segmento, por exemplo. Afinal, produtos com menor giro atraem menos clientes. Para facilitar a organização, o ideal é separar a loja em setores, e claro, identificar esses setores de forma clara para o cliente. Uma descrição clara do produto e o seu valor também é muito importante. Confira abaixo as principais dicas do especialista para manter um estoque organizado e armazenar os materiais adequadamente para evitar perdas:

  • Faça uma descrição correta de cada produto;
  • Acompanhe os prazos de validade dos produtos;
  • Use e abuse da tecnologia para auxiliar no controle;
  • Faça o registo de entrada e saída de produtos da loja;
  • Identifique os setores onde ficam os produtos adequadamente.

Outra dica para manter a organização em dia e facilitar a vida do gerente de loja de materiais de construção é realizar o registro de todos os produtos no estoque, de todos os produtos vendidos e de todos os produtos recebidos. “Manter um registro atualizado e confiável é a chave para a organização do estoque de qualquer loja”, ressalta. Para finalizar, para garantir a organização do estoque na loja de materiais, use e abuse da tecnologia. “Vale usar desde planilhas simples no Excel até apps e softwares pagos para gestão de estoque”, orienta. O uso correto da tecnologia garante maior controle do estoque, facilitando o timing de compra dos produtos da loja.

Bônus: como armazenar argamassas, rejuntes e sacos de cimento?

Ainda segundo Inon, o armazenamento de produtos como o cimento, argamassas básicas, argamassas colantes e os rejuntes, precisa ser alocado sempre em local seco, ou seja, livre de qualquer tipo de umidade – até mesmo do solo e da parede. “Como esses materiais iniciam suas reações quando entram em contato com água é preciso garantir que isso não ocorra no estoque da loja”, aponta. Para isso é necessário que o estoque desses materiais seja feito em local fechado, sobre paletes para não absorver umidade do chão, e afastado da parede, de preferência 30 cm, para evitar absorver a água que atravessa a parede por percolação. “Para os sacos de cimento, se possível, cobrir com lona para evitar a absorção da umidade presente no ar”, finaliza.

Quer saber como otimizar o seu controle de estoque? Baixe o nosso e-book gratuito

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X