Aprimore os serviços para terceira idade
Os idosos estão na ativa e são bons compradores, mas é preciso atenção especial para conquistá-los
O Brasil está envelhecendo. Isto é, a cada década aumenta o número de brasileiros idosos. E mais: boa parte deles não está em casa de pijama, está na ativa. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, as pessoas com mais de 65 anos representavam 7,4% da população em 2010, enquanto em 1991 o percentual era de 4,8%. Informações do Ministério da Previdência mostram que um em cada três aposentados continua ativo e recebe um benefÃcio médio de mais de R$ 900,00 por mês. Essas e outras caracterÃsticas fazem os serviços para terceira idade um excelente nicho de mercado. Mas para conquistar esses consumidores é preciso atendimento diferenciado.
Hoje, a lei garante direitos básicos para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, como atendimento preferencial e reserva de vagas de estacionamento. Porém essas pequenas facilidades não são suficientes para atender aos idosos. Eles são consumidores que quando vão à s compras têm mais calma, querem saber detalhes técnicos, benefÃcios e vantagens do produto oferecido pelo vendedor.
E a atenção e o respeito são elementos fundamentais para que eles voltem à loja.
Veja alguns pontos que podem fazer a diferença no atendimento desse público:
- Facilite ao máximo o acesso à loja com vagas especÃficas para estacionar o carro, rampas, corrimões, etc;
- Prepare os vendedores para um atendimento diferenciado, que exige gentileza, calma e facilidade para explicar termos técnicos e aplicações dos produtos;
- Mantenha boa iluminação e sinalização em todas as áreas da loja;
- Use etiquetas com letras maiores. Elas facilitam a leitura dos preços e as caracterÃsticas técnicas dos produtos;
- Cuidado com os espaços da loja. Mantenha um local agradável para o cliente sentar e conversar com o vendedor e facilite a circulação nos corredores;
- Mantenha os produtos em locais de fácil acesso;
- Crie ações especÃficas – como promoções, condições de pagamento, palestras, etc – feitas pensando em aprimorar serviços para terceira idade.
Reformas ou construções com foco em acessibilidade podem ser uma porta de entrada para o público idoso em sua revenda. Veja alguns itens para um banheiro completamente acessÃvel.