Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 16/11/2017A importância de um bom gerenciamento de projetos na construção civil
Um bom gerenciamento de projetos faz com que você comande a sua obra e não a obra comande você.Créditos: Shutterstock

A importância de um bom gerenciamento de projetos na construção civil

É possível reduzir custos, evitar erros e minimizar possíveis imprevistos no decorrer da obra.

Na hora de optar por uma nova construção, ou uma reforma de grande escala, o ideal é pensar em como percorrer esse caminho. Algumas pessoas ou empresas ainda desconhecem a real importância de uma administração de obras civis bem feita. O gerenciamento de projetos, resumidamente, envolve a coordenação eficaz de recursos diversos, como materiais, equipamentos, financeiro, recursos humanos e esforços necessários para obter a obra construída, atendendo aos padrões pré estabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco. Mas é de extrema importância prestar tanta atenção nesta etapa do projeto, quanto na própria execução em si.

Administração de obras civis: benefícios de um bom gerenciamento de projetos 

  • Reduz custos: o gerenciamento é um aliado para quem deseja gerar economia na obra, mesmo que, muitas vezes, certo materiais tenham um custo elevado.
  • Antecipar situações desfavoráveis: permite que eventuais erros ou problemas possam ser solucionados antes do início da obra, fazendo com que o cronograma seja realizado dentro do previsto.
  • Controla o estoque de materiais: evita o desperdício e ajuda a manter a obra com os gastos dentro do orçamento. Através do gerenciamento é possível saber quando é necessário comprar algum item ou material, sem causar desperdício.

O gerenciamento de projetos da construção civil apresenta alguns pilares importantes, sendo necessário que gestores da área o conheçam e o apliquem em suas atividades, como planejamento, gestão de pessoas e gestão de obra.

 Planejamento

O primeiro pilar é pensar na eficiência que um bom planejamento pode oferecer ao projeto colocando em um documento os seguintes tópicos:

  • Objetivo
  • Dificuldades
  • Melhores fornecedores
  • Prazos adequados
  • Terceirização de serviço
  • Custos
  • Mão de obra qualificada
  • Prevenção de riscos

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas é outra questão delicada, que pode impactar diretamente na sua produtividade. O mercado é competitivo e a qualificação, muitas vezes, abaixo do esperado. Esse é um dos problemas que muitas empresas encontram quando o assunto é recursos humanos. As pequenas e médias companhias são afetadas pela falta de bons profissionais, já que funcionários que se destacam são rapidamente captados por grandes empresas.

Uma maneira de driblar esses entraves é estabelecer um bom plano de carreira, que mostre ao candidato as possibilidades de crescimento profissional.

Gestão de obra

Todos os pilares são importantes, porém, aqui, é preciso atenção. A equipe de gestão de obras é a que necessita de maior vivência no setor e entendimento dos processos, pois são eles quem vão lidar e resolver possíveis problemas no dia a dia da obra que, muitas vezes, são imprevisíveis.

  • Onde a obra está perdendo produtividade?
  • Qual material está sendo mais gasto?
  • A qualidade está conforme os padrões planejados?

 

Utilizar um software de gestão de obras pode facilitar a administração, com ele é possível controlar o rendimento dos equipamentos, as horas trabalhadas pelos funcionários, a entrada e saída de matéria-prima, ocorrências abertas, documentação da empresa, entre outras coisas.

Conhecer a legislação urbana também é imprescindível para evitar problemas nos seus projetos de construção civil.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X