TESTE
Atualizado por Votorantim Cimentos em 11/01/2024A importância da gestão de resíduos na construção civil
A gestão adequada de resíduos na construção civil surge como uma prática essencial para promover a sustentabilidade e minimizar o impacto ambiental. Créditos: iStock

A importância da gestão de resíduos na construção civil

Veja como a gestão de resíduos pode contribuir para um futuro mais sustentável.

A indústria da construção civil desempenha um papel importante no desenvolvimento urbano, comodidade e conforto, mas também é responsável por uma parcela significativa dos resíduos sólidos gerados no mundo. Sendo assim, a gestão adequada de resíduos na construção civil surge como uma prática essencial para promover a sustentabilidade e minimizar o impacto ambiental. 

A construção civil é uma das principais fontes de resíduos sólidos, representando uma fatia considerável nos aterros sanitários. Materiais como concreto, madeira, metais e plásticos são descartados em grandes quantidades, contribuindo para a degradação ambiental e esgotamento de recursos naturais. Então, a gestão de resíduos na construção civil busca minimizar esse impacto, promovendo a redução, reutilização e reciclagem de materiais. 

A implementação de práticas sustentáveis não apenas conserva recursos naturais, mas também reduz as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de novos materiais. Devido ao aumento da geração desses resíduos, os governos e órgãos reguladores estão instituindo leis e normas que obrigam as empresas da construção civil a adotar práticas de gestão de resíduos. O cumprimento dessas regulamentações não apenas evita penalidades, mas também promove uma cultura empresarial comprometida com a responsabilidade ambiental.

Além dos inúmeros benefícios ambientais, a gestão desses resíduos na construção civil cria oportunidades econômicas, pois a reciclagem de materiais pode gerar receitas adicionais, enquanto que a reutilização de componentes reduz os custos associados à aquisição de novos materiais.

As empresas que incorporam práticas conscientes de gestão de resíduos demonstram responsabilidade social corporativa, fortalecendo a imagem da empresa e atraindo consumidores e parceiros de negócios que valorizam a sustentabilidade. Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas contribuem para a disseminação de conhecimento sobre a importância da preservação ambiental, inspirando mudanças positivas em toda a cadeia produtiva.

Existem algumas empresas especializadas em ajudar outras empresas a lidarem com o descarte correto de resíduos. Esse é o caso da Verdera, uma empresa determinada a descobrir novas alternativas para o gerenciamento de resíduos e, assim, transformar o planeta e a realidade de todos. A Verdera ajuda empresas a minimizarem seus passivos ambientais por meio de soluções sustentáveis para a gestão de resíduos e gerarem impacto positivo, preservando os recursos não renováveis do planeta. Com tecnologia limpa, realizam a destinação adequada dos resíduos e garantem segurança e rastreabilidade.

Se quiser saber mais e conhecer a soluções, acesse: www.verderasolutions.com.br

Compartilhe esta matéria
25202

Mais lidas

Veja também

X