Publicado em 04/03/2013Gestão de pessoas na construção aumenta produtividade

Gestão de pessoas na construção aumenta produtividade

Uma boa liderança é capaz de incentivar a integração e o comprometimento das equipes

As exigências para uma administração eficiente de obras de médio e grande porte vão além do preparo e da experiência técnica dos responsáveis pela coordenação, principalmente em momentos de alta produtividade e escassez de mão de obra especializada. Em um canteiro, os engenheiros, em parceria com mestres de obras e encarregados, realizam a gestão de pessoas com experiências, comportamentos e valores diferenciados.

O caráter heterogêneo reforça o desafio de desenvolver habilidades para administrar pessoas direcionando-as para um objetivo comum. Para isso, o gestor deve estar preparado para respeitar as individualidades, escutando e aceitando pontos de vista diferentes, auxiliar no crescimento profissional do colaborador e administrar conflitos, sem perder de vista as metas traçadas para o sucesso do empreendimento. Isso porque a falta de entrosamento e a insatisfação da equipe podem levar a prejuízos nos resultados dos serviços que atingem diretamente a produtividade da obra e, em consequência, sua qualidade. O estímulo a boas práticas depende da coordenação de pessoas baseada na liderança capaz de extrair suas potencialidade e evitar a rotatividade de mão de obra.

Leia também: Cuidados com instalações elétricas no canteiro de obras

Gestão de pessoas: boas práticas

De acordo com especialistas em Gestão de Pessoas, o eficiente gerenciamento deve estar baseado em práticas como incentivo à pró-atividade e tomada de decisões de forma participativa; comportamento coerente do líder em relação aos valores e metas estabelecidos; avaliação de problemas baseada em fatos concretos e não na imediata busca de possíveis responsáveis; reconhecimento de bons resultados; valorização da confiança no líder e entre os membros da equipe; prática e incentivo de comunicação, cooperação e comprometimento.

Outra forma de ganhar produtividade é utilizando o concreto bombeado. A técnica garante menos mão de obra e maior otimização do tempo.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X