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Publicado por Carla Rocha em 04/12/2020Dicas para fidelizar clientes na loja de material
A mudança de comportamento do consumidor chegou como uma oportunidade para vender mais e fidelizar clientes.Créditos: Shutterstock

Dicas para fidelizar clientes na loja de material

Mudança de comportamento do consumidor é oportunidade para vender mais

O varejo de materiais de construção sofreu uma mudança de comportamento do consumidor, nos últimos tempos, que chegou como uma oportunidade para vender mais e fidelizar clientes com ajuda do atendimento especializado que gera maior proximidade com o público. Existia uma grande preocupação do setor sobre como realizar vendas on-line de forma consultiva, compreendendo as complexidades que existem na hora de comprar materiais de construção. No entanto, alguns lojistas passaram a realizar as vendas via WhatsApp ou através de e-commerce, sem perder o contato com seu cliente e auxiliando na fidelização do mesmo ao proporcionar um atendimento tão personalizado quanto o presencial.

Muitos lojistas perceberam durante a pandemia que para fidelizarem os seus clientes e também aumentarem as vendas, seria necessário investir em formatos diferenciados, como as vendas on-line via e-commerce. Esse foi o caso do Douglas Torres, do depósito Torres, que acabou realizando a implantação do dia para a noite, como destacado por ele. Grandes lojas do varejo também estão oferecendo espaço para que os pequenos lojistas que ainda não possuem uma plataforma própria e ferramentas de vendas em seu negócio possam revender seus produtos on-line em seus canais, e essa pode ser uma alternativa positiva para aqueles que não possuem recursos financeiros para um investimento parrudo como esse.

Confira abaixo algumas dicas para fidelizar os clientes da sua loja:

 

  •  Faça pesquisas para conhecer o público da loja e mostre que ouvir seus clientes é importante para o seu negócio;
  •  Atenda o público sempre com cordialidade e respeito, em todos os seus canais de comunicação;
  • Promova a capacitação dos vendedores e funcionários;
  • Garanta que a loja ofereça sempre produtos de qualidade;
  • Garanta variedade e quantidade de produtos no estoque;
  • Garanta que a entrega seja realizada dentro do prazo;
  • Encontre a melhor maneira de solucionar problemas do cliente.

 

É possível sim, começar apenas utilizando alguma ferramenta como o WhatsApp para a comunicação e as vendas da sua loja, com o objetivo de gerar mais proximidade com o seu público. Criando um número específico para a loja por meio do WhatsApp Business e enviando para os seus clientes, se começa esse tipo de interação. Ao começar a vender on-line, é importante se atentar a entrega dos produtos. Sendo entregue pela sua loja, com equipe própria ou por meio de parceiros, é preciso garantir que essa experiência também seja positiva e que se cumpra o prazo estipulado no momento da compra.

 

Implementação de e-commerce e atenção a logística e entrega

 

De acordo com Douglas, outro ponto de atenção com relação ao atendimento do público, é que é preciso se atentar às necessidades do cliente que chega pela internet e suas exigências. A atenção também precisa ser na hora da entrega. “Nem tudo pode ser despachado pelos Correios, pois tem muito prejuízo por falta de cuidado com o produto. Jogam louças ou algum material delicado sem cuidado algum. A dificuldade maior está na parte de cadastro de produtos, pois isso tem que estar perfeito. Além disso, a parte da logística é outra parte que pode causar dor de cabeça, caso não seja tratada com o devido cuidado e preparo tanto por parte do lojista quanto dos funcionários ou empresa terceirizada responsável pela entrega. Ambos precisam estar bem organizados para evitar qualquer tipo de problema no futuro”, destaca.

 

Confira também a matéria especial sobre redes sociais para lojas:

https://www.mapadaobra.com.br/gestao/redes-sociais-dicas/

 

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