Publicado em 27/05/2019FEICON 2019: descubra quais foram os destaques da edição
Feira trouxe novidades tecnológicas que podem auxiliar gestores de lojas de materiais de construçãoCréditos: Divulgação/Feicon

FEICON 2019: descubra quais foram os destaques da edição

Experiência do consumidor teve espaço durante integração da feira que trouxe soluções para o varejo

O comportamento dos consumidores está mudando. Com as soluções que a tecnologia pode proporcionar para o desenvolvimento dos produtos e das experiências de compra, cada vez mais as lojas de materiais de construção terão que se adaptar às novidades. O tema foi evidenciado em um dos maiores eventos da construção civil do país, a Feicon Batimat 2019. A feira ocorreu entre os dias 9 e 12 de abril desse ano, em São Paulo, e reuniu mais de 84 mil visitantes e 700 expositores nacionais e internacionais.

De acordo com dados do setor divulgados pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a previsão de crescimento no varejo para 2019 é de 8,5% em cima dos 6,5% do ano passado. A abertura da 25ª edição da feira contou também com a presença do atual governador de São Paulo, João Doria, que se mostrou otimista com a expectativa de R$ 400 milhões em negócios gerados pela feira. “32% da economia brasileira gira em São Paulo, então, se o Estado vai bem, todo o resto do país vai bem também”, apontou.

Para reduzir o déficit de habitação no país, que hoje está em 7 milhões de moradias, foi apresentada a solução da Casa 24h. De acordo com Luiz Henrique Ferreira, CEO da Inovatech Engenharia e parceiro responsável pela experiência Casa 24h realizada durante o evento, “o projeto tem como objetivo desenvolver o setor da construção e minimizar o déficit da habitação no Brasil”.

Confira abaixo os principais destaques da edição:

 

Casa construída em 24h

Um dos principais destaques da feira ficou para a experiência inédita Casa 24h que foi construída de maneira industrial durante o evento e com o mínimo possível de resíduos, pois 90% deles são apenas embalagens que serão recicladas posteriormente, ou seja, a construção não tem caçamba e não gera entulho.

 

Experiência do usuário

A organização do evento também disponibilizou totens para indicar o melhor trajeto para que cada visitante pudesse conhecer os produtos mais sustentáveis e inovadores. O evento também contou com a participação de 119 palestrantes que disponibilizaram seus conhecimentos distribuídos em 55 horas de conteúdo.

No estande da Juntos Somos Mais, por exemplo, foi evidenciado a importância da inovação para levar experiências tecnológicas e soluções para os consumidores. O espaço contou com um robô que auxiliou os participantes a construírem um banheiro, indicando os tipos de materiais que ele precisaria para a construção completa.

 

Rota da Sustentabilidade

Ocorreu a segunda edição da Rota da Sustentabilidade com o objetivo de apresentar e destacar, por meio de visitas guiadas durante os dias do evento, os expositores que apresentam soluções e produtos sustentáveis na sua produção, desenvolvimento e/ou aplicação.

 

Selo Inovação

O Selo Inovação Varejo by Grau 10 Editora destacou produtos lançados na Feicon Batimat 2019 que despontarão no mercado varejista. A ação promoveu soluções que agregam ao mercado algum tipo de inovação tecnológica, de design (formato ou acabamento) ou de funcionamento (melhorias e modernização dos processos).

 

Simpósio Sincomavi

Ocorreu também, paralelamente à feira, a 15ª edição do Simpósio Sincomavi com o tema: “O varejo 4.0 e a nova era”. O evento trouxe experiência e relacionamento onde foram abordadas as novidades e tendências do varejo, integrando o universo online e off-line.

 

Seminário BIM

O seminário BIM também ocorreu paralelamente ao evento e reuniu profissionais dos setores públicos e privados a fim de discutir a implementação e a exigência da utilização do sistema BIM que será obrigatório a partir de 2021. O seminário contou com a presença de Talita Saito, subsecretária da Indústria, SEPEC e Ministério da Indústria; Luiz Augusto Souza Ferreira, Talita Daher e Leonardo Santana da ABDI; além de outros profissionais a fim de incentivar a utilização da Plataforma BIMBR e a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM) por parte dos representantes da Indústria de Materiais de Construção do Brasil.

 

Quer saber mais sobre a Feicon deste ano? Confira a entrevista com uma das responsáveis pela feira: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/feicon-2019/

 

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X