Publicado em 25/12/2017Fábrica de Calcário Agrícola em Rio Branco do Sul faz 67 anos
A unidade rio-branquense é a maior fábrica de cimento da América Latina.Créditos: Votorantim Cimentos

Fábrica de Calcário Agrícola em Rio Branco do Sul faz 67 anos

A maior fábrica de cimentos da América Latina completa 67 anos e prevê produção de 520 mil toneladas de calcário agrícola para 2017

A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil. Em território nacional, a fábrica que merece destaque é a de Rio Branco do Sul, localizada no estado do Paraná. Nela são produzidos cimento, agregados, calcário agrícola e argamassas que abastecem os estados do Paraná, oeste, sul e norte de Santa Catarina, além do Vale do Itajaí, e estende suas vendas até o Matro Grosso do Sul.

A unidade, que ocupa 180 mil metros quadrados, completou 67 anos e é referência no país, sendo considerada a maior fábrica de cimento da América Latina.  Além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da região, a fábrica emprega mais de 90% da mão de obra local. “Nós, da Votorantim Cimentos, buscamos valorizar o contato direto com a população local. Também prezamos muito por relacionamentos duradouros que perpetuem nosso legado, visando um crescimento conjunto com a região”, conta Thomas Rheinegger, gerente da unidade de Rio Branco do Sul.

Calcário agrícola em Rio Branco do Sul

 A Votorantim Cimentos atua no mercado de calcário agrícola desde 1970 e se consolidou como um dos principais players deste segmento. Em 2016, a empresa produziu 2,8 milhões de toneladas do produto e espera chegar a 3, 5milhões de toneladas neste ano, volume que pretende dobrar até 2021.

Parte fundamental da estratégia de expansão da Votorantim Cimentos no setor de calcário agrícola – que prevê investimento de R$ 160 milhões para construção e adaptação de novas fábricas do insumo no país – está na unidade de Rio Branco do Sul, que representa mais de 50% da produção de calcário agrícola da empresa na região Sul.

Em dois anos, com conversão de uma das linhas de moagem, a capacidade da fábrica riobranquense passou de 260 mil t/ano para 900 mil t/ano. “Em 2017 teremos um crescimento próximo de 40% em volume em relação a 2016. Pulverização de clientes, bom nível de serviço e agilidade no carregamento foram fatores-chave para o sucesso. Esperamos chegar, este ano, perto das 600.000 t/ano”, comenta Marco Guzzo – coordenador comercial da Votorantim Cimentos.

Ainda segundo Marco, a empresa investiu, em 2015, na readequação de dois moinhos de bolas para o Negócio de Insumos Agrícolas, sendo que a capacidade de expedição passou de 1.000 t/dia para 3.000 t/dia. “Temos um estoque regulador no período de safra para suportar e melhorar o atendimento, algo que já operamos e nos garantiu este crescimento expressivo no Paraná e Mato Grosso”, finaliza o especialista.

Quer entender melhor os investimentos da Votorantim Cimentos em calcário agrícola? Conheça detalhes sobre o insumo e suas vantagens.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X