Publicado em 04/03/2013Exposição de produtos estratégica impulsiona vendas

Exposição de produtos estratégica impulsiona vendas

Boa exposição e uso inteligente das gôndulas atrai clientes e aumenta venda por impulso

Uma boa exposição de produtos nas lojas facilita a vida do cliente e aumenta as vendas. Mas uma loja de materiais de construção recebe diferentes tipos de clientes, o que exige cuidados específicos. Os grupos básicos de consumidores são: feminino, masculino e profissional de obra. Segundo orientação do SEBRAE, é fundamental entender esses três públicos para organizar a loja. Isso porque eles têm comportamentos diferentes na hora de comprar. É certo que as lojas de materiais de construção são mais procuradas pelos homens. Mas as mulheres comparecem cada vez mais para escolher acabamentos. Os homens também vão à procura desses produtos, mas também se interessam por ferramentas, por exemplo.

Esses dois grupos são mais fáceis de comprar por impulso. Já o profissional de obra (pedreiros, pintores etc) geralmente entra na loja sabendo do que precisa. Alguns toques podem ajudar na composição do layout de sua loja, na satisfação do cliente e, consequente, no aumento das vendas.

Dicas para melhor exposição de produtos:

Consumidor feminino: colocar na entrada e nas vitrines produtos de acabamento como louças, metais, pisos e revestimentos, luminárias e tintas. Esses são produtos que atraem aqueles que não costumam entrar numa loja de materiais de construção.

Consumidor masculino: além de produtos de acabamento, esse público também é atraído por materiais das linhas de ferragem, ferramentas e utensílios. Eles também devem ficar na entrada e nas vitrines.

Profissionais de obra: dificilmente compram por impulso. Procuram produtos de acabamento, ferragem e ferramentas, e também produtos mais específicos, como materiais elétricos e hidráulicos, que podem ficar mais no fundo da loja.

Veja outras dicas no Manual do SEBRAE. Acesse www.sebrae.com.br e clique nas seções: Comércio Varejista> Biblioteca Online >Análise de Negócios: Material de Construção.

Quer saber como reter e fidelizar clientes? O Sebrae elaborou material exclusivo para o setor de construção civil com dicas e orientações importantes aos varejistas.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X