Publicado em 05/08/2014Esquadrias: saiba escolher o melhor material

Esquadrias: saiba escolher o melhor material

Compare durabilidade e aspectos estruturais de portas e janelas antes de selecionar seu material

De forma genérica, esquadrias são portas, portões ou janelas. Já caixilho é o nome dado ao conjunto das peças para a montagem de esquadrias. Essas protegem interiores da entrada de sol, vento, calor, frio e chuva, enquanto o caixilho dá sustentação estrutural ao vidro e às chapas de madeira ou metal.

Assim como as esquadrias, caixilhos podem ser em alumínio, aço, madeira ou PVC – e seu material acompanha o escolhido para portas e janelas. Segundo o professor José Alberto Rodrigues, do Instituto da Construção Campo Limpo, São Paulo, o aço tratado com pintura anticorrosiva é o mais durável. No caso do aço galvanizado, fabricantes dão garantia de até sete anos sobre o produto.

Mais bonitas, as esquadrias de madeira ainda são as mais usadas. A desvantagem é que perecem mais facilmente em contato direto com a umidade, e recebem camadas de resina – verniz ou stain – depois da instalação, para aumentar sua vida útil. “O stain destaca os veios da madeira conferindo aspecto mais natural e rústico ao material.

Já o verniz forma um filme mais brilhante”, compara. Qualquer um dos dois produtos deve ser reaplicado ao longo dos anos, diante de sinais de desbotamento da esquadria, ou perda do brilho.

Compare os materiais de esquadrias:

Madeira

Mais utilizada, sua estética é a que mais agrada ao brasileiro. As venezianas são famosas e tradicionais – e seu preço também é um pouco mais salgado. Sãos bons isolantes térmicos, mas como se mostram muito sensíveis à ação de umidades, pedem tratamento cíclico com verniz ou stain, a depender do tipo de acabamento desejado – brilhante ou rústico, respectivamente.

Alumínio

Resistentes, esquentam a altas temperaturas. Podem receber, ainda na fábrica, pintura anodizada, que as protege contra corrosão pela maresia ou umidades, ou abrasão. São fixadas com peças metálicas.

PVC

Mais resistente à maresia, funciona bem em imóveis de praia. Não precisa de pintura, e não conduz o calor nem o frio para os ambientes internos, porque suas extremidades são soldadas. Ao contrário do aço, do alumínio e da madeira, já chegam à obra com vidros instalados – e todas as ferragens e acessórios necessários à instalação.

Aço

Deve ser tratado com pintura anticorrosiva, para aumentar sua durabilidade. Assim como as esquadrias de madeira, vão requerer tratamento de tempos em tempos, além de uma pintura esmaltada para manter o brilho e a cor. Não são muito indicadas para regiões de umidade extrema – a não ser que sejam galvanizadas. Se o aço for galvanizado, a garantia sobre o produto é de até sete anos.

Técnica muito antiga, a caiação é uma boa opção para uma aparência rústica

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X