Votorantim Cimentos
Publicado em 21/05/2013Entenda as novas exigências da NR 35

Entenda as novas exigências da NR 35

Com a NR 35, empregadores terão de treinar funcionários que operam em alturas

A norma regulamentadora NR 35 do Ministério do Trabalho tem uma nova exigência: empregadores deverão treinar profissionais que trabalham em alturas superiores a dois metros. Deveres como a análise de situações de risco e o fornecimento de equipamentos de proteção já vinham sendo observados desde setembro do ano passado. Agora, toda pessoa que trabalha em alturas deve ser treinada antes de começar suas atividades, além de passar por treinamentos periódicos de atualização, a cada dois anos.

A ideia é mostrar ao profissional, com clareza, quais são os riscos da sua atividade, as medidas de prevenção de acidentes e os limites a respeitar, em cada caso. Além de conhecimentos teórico e prático sobre situações de risco, os treinamentos incluem orientações no que fazer em casos de emergência, noções de técnicas de resgate e primeiros socorros.

Leia também: 

Sesi oferece serviços de segurança e saúde para a indústria da construção civil

NBR 16200 garante mais segurança à elevador de obra

 

Participantes receberão certificados para comprovar sua habilitação. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por sua vez, são de responsabilidade do empregador, e variam de acordo com o tipo de trabalho a ser executado. Todos, no entanto, devem ser testados e passar por inspeções periódicas, antes de usados.

Segundo a NR 35, cabe ao trabalhador:
– Cumprir regras exigidas para o trabalho em alturas;
– Colaborar com o empregador na implementação da norma;
– Interromper atividades sempre que constatar situações de riscos para sua segurança e saúde, ou de outras pessoas, comunicando superior hierárquico.

 

Ergonomia é imprescindível para manter seus funcionários longe de lesões e doenças ocupacionais

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X