Publicado em 25/02/2014Sextavado ou hexagonal: encaixar e assentar

Sextavado ou hexagonal: encaixar e assentar

Peças hexagonais de concreto formam pisos intertravados sobre colchão de areia; aprenda a fazer

Um dos formatos de bloco de concreto para pisos intertravados é o sextavado ou hexagonal, indicado para pavimentação de áreas industriais, condomínios e ruas. Como em outros formatos, peças são assentadas sobre um colchão de areia e travadas por encaixe em bloqueios laterais, a partir de guias, muros ou sarjetas.

O serviço é simples, mas o resultado depende da preparação do solo e da sub-base – uma fase importante, pois é nela que se dá toda a sustentação ao piso intertravado, diz Tolentino Soares de Souza, orientador de práticas profissionais da escola Orlando Laviero Ferraiuolo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo (SENAI-SP).

Preparada a sub-base, com uso de brita, em pavimentos para tráfego pesado, ou de pedriscos, é preciso uniformizá-la e compactá-la. Depois é colocada a areia – camada que será sarrafeada e nivelada. O assentamento dos blocos começa por um alinhamento a partir de uma extremidade (a guia da rua, por exemplo), ou a partir do meio da área de piso. É esse alinhamento inicial que define o esquadro (90° ou 45°).

Peças são encaixadas sobre o colchão de areia, e têm seu nível ajustado com uso do martelo de borracha. O rejuntamento é feito com areia ou pó de pedra peneirado. Se necessário, blocos devem ser cortados “com máquinas elétricas de disco diamantados contínuos, refrigerados com água, e nunca quebrados”, orienta Souza. Ao final, o excesso de pó é retirado com vassoura, e a via pode ser liberada para o tráfego.

Veja também como é feito o cálculo da quantidade de blocos hexagonais para pisos intertravados.

Cimento Portland Branco: resistente e impermeável, material dispensa acabamentos como massa corrida e pintura

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X