Publicado em 21/05/2013Empregos crescem no setor da construção civil

Empregos crescem no setor da construção civil

Construção ainda é dos setores que mais cresce no ranking do trabalho formal

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o mercado formal de empregos com carteira assinada gerou, em março, 112.450 vagas – um crescimento de 0,28% em relação ao mês anterior. Só no setor da construção civil são 19.709 postos (0,62% a mais que em fevereiro).

Para o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o aumento do número de vagas neste setor deve chegar a 4% até o final de 2013. Por isso, quem quiser aproveitar a alta para desbravar um novo mercado de trabalho, deve se profissionalizar o quanto antes.

Segundo o professor Abílio Weber, diretor da escola Orlando Laviero Ferraiuolo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São Paulo, o primeiro passo é ter aptidão para trabalhar na construção civil. “Depois, é buscar preparação técnica nos cursos de formação profissional”, diz. Quem nunca trabalhou em obras, deve se inteirar dos diferentes serviços que podem ser executados, conhecer os riscos da profissão, e aprender sobre os cuidados que precisará ter quanto à sua segurança.

Capacitação no setor da construção civil

Por outro lado, profissionais de obra que já são ativos na área podem aprender ainda mais: “Mesmo quando a pessoa já possui conhecimentos e habilidades apropriadas, é bom aprimorar-se nos cursos de aperfeiçoamento”, aconselha o professor Abílio. Eles colocarão o profissional em contato com novas técnicas e sistemas construtivos, como os pré-moldados, já usados em obras de grande e de pequeno porte.

As escolas SENAI da capital e do interior de São Paulo oferecem vários cursos na área da construção civil, como pedreiro (alvenaria, assentador, revestimento), técnico de edificações, eletricista-instalador, mestre de obras e pintor. Para informações, acesse http://www.sp.senai.br 

Mecanização na construção civil tornou obras mais eficientes

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X