Publicado em 20/08/2013Emprego na construção civil: aposte na qualificação

Emprego na construção civil: aposte na qualificação

Nível de emprego na construção cresce menos; qualificação indica quem vai fazer a diferença

O nível de emprego na construção civil cresceu 1,11% em abril, em comparação a março. Naquele mês, foram criadas 38,2 mil novas vagas em todo o país, segundo pesquisa mensal pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse aumento, no entanto, não supera a alta de abril de 2012, quando 46,4 mil novas vagas foram criadas.

Ainda assim, segundo Haruo Ishikawa, vice-presidente de relações capital-trabalho do Sindusccon-SP, o momento é bom para os trabalhadores da construção. Números mostram que a criação de novos postos de emprego na construção civil é estável, sem previsão de grande crescimento para os próximos meses. Isso faz com que empresas passem a exigir maior qualificação na hora de contratar seus funcionários.

“Construtoras e empreiteiras precisam de maior produtividade e, para isso, procuram profissionais mais experientes e capacitados”, explica. Para Ishikawa, empreendedores donos de pequenas e médias empreiteiras também devem procurar fazer a diferença no mercado, buscando capacitações técnica e administrativa. O indicado é que façam os cursos oferecidos por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os programas dos cursos formam para serviços básicos, como assentamento de revestimentos e novas tecnologias de construção, mas também para sistemas construtivos mais complexos, como concreto pré-moldado, e até gestão de negócios. Sindicatos regionais também mantêm cursos e são fontes de informação sobre onde buscar atualização profissional. “Em São Paulo, o programa Via Rápida Emprego, do Governo Estadual, oferece diferentes cursos em parceria com municípios e sindicatos”, informa. Em 2013, os cursos gratuitos do Via Rápida Emprego deverão capacitar 3.168 pessoas para o setor da construção civil, em 83 municípios paulistas.

Para informações sobre cursos, acessar:
www.sebrae.com.br
www.sp.senai.br
www.viarapida.sp.gov

O alto peso dos impostos aumenta custos de projetos e até os inviabilizam, por isso a gestão tributária na construção civil é importante.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X