Publicado em 08/04/2014Emenda de fio elétrico: aprenda a rama

Emenda de fio elétrico: aprenda a rama

Aprenda a fazer prolongamento por derivação, ou rama, nas caixas de instalações elétricas

Nem sempre é possível evitar a emenda de fio elétrico. Ela serve para prolongar condutores, e não deve superaquecer a rede, o que aumenta o consumo de energia e a ocorrência de choques. Na derivação ou rama, dois cabos são unidos – um derivado, e outro derivador. Não é preciso romper o condutor derivado. O resultado são instalações mais seguras e de execução simplificada.

“Emendas em derivação servem para aumentar a extensão de um condutor principal, que distribui eletricidade aos ramais de uma rede elétrica”, define o engenheiro Tiago Silva, professor e instrutor de práticas profissionais da escola Orlando Laviero Ferraiollo, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Assim, ramas criam pontos de alimentação, como tomadas ou interruptores, a partir de uma rede principal.

O adequado para cada emenda de fio elétrico

O ideal é usar a ferramenta certa para cada tipo de serviço ou emenda, e sempre desligar a rede antes de iniciar: “Ao desencapar as pontas dos condutores, com o auxilio do canivete, é importante retirar a capa de isolamento em direção à ponta – é como apontar um lápis”, explica. Com o auxílio de um alicate, desencape de 2 cm a 5 cm do condutor principal (aquele que será derivado), e de 5 cm a 7 cm do derivador.  Este deve ser posicionado a 90 graus em relação ao principal e, com o auxílio de um alicate, unido a ele.

“Antes de fazer o isolamento com fita isolante plástica, para cobrir totalmente a parte de cobre exposta, certifique-se de que todo o procedimento descrito foi cumprido à risca”, explica Silva. Equipamentos de segurança como botas e óculos de proteção são essenciais. As emendas nunca devem estar dentro dos eletrodutos – somente nas caixas de elétrica.

As argamassas também são muito importantes para construção. As de alta performance atendem com excelência o assentamento de todos os tipos de porcelanato.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X