Publicado em 27/06/2016Dicas para especificar e assentar pastilhas de vidro
Disponíveis em placas com revestimento de papel ou ponto de cola, as pastilhas de vidro são ideais para banheiros e cozinhasCréditos: Paulo Barros / e-Construmarket

Dicas para especificar e assentar pastilhas de vidro

Material oferece várias opções de cores e formatos que criam paginações exclusivas

Utilizar pastilhas de vidro na decoração de banheiros e cozinhas, e até mesmo em piscinas e saunas, é uma ótima alternativa. Afinal, o material oferece várias opções de cores e formatos que criam paginações exclusivas. Para um bom resultado, é preciso saber como especificar e assentar pastilhas.

Embora seja um produto mais caro em comparação aos revestimentos convencionais, ele reúne vantagens que lhe asseguram um excelente custo-benefício, como absorção zero de água, fácil limpeza e baixa retenção de sujeira. E o melhor: não perde a cor nem o brilho com o passar do tempo.

Como especificar
Na hora de especificar esse revestimento, é necessário definir a área de aplicação, o tamanho das peças e o tipo de placa que agrupa as pastilhas de vidro – as mais comuns no mercado são as que possuem revestimento de papel ou ponto de cola. Também é importante verificar se o material está em perfeitas condições, sem peças trincadas ou manchadas.

Como assentar pastilhas

As superfícies que receberão as pastilhas de vidro devem estar impermeabilizadas, niveladas e livres de sujeira. A argamassa adequada deve ser a colante, fornecida com a quantidade correta de aditivos, que é a substância responsável pela fixação.

Nesse caso, a Votomassa Pastilhas, da Votorantim Cimentos, é uma boa escolha. Disponível em saco e balde decorado, é uma argamassa desenvolvida com aditivos hidrofugantes que contribuem para repelir a água em ambientes úmidos. Além disso, pode ser utilizada para assentar e, ao mesmo tempo, rejuntar – o que garante maior produtividade e menor desperdício do material. Permite aplicação em paredes de alvenaria e, também, de drywall. Essa argamassa proporciona, ainda, alta aderência e excelente trabalhabilidade no assentamento das pastilhas de vidro.

Após o preparo da argamassa, deve-se aplicá-la no substrato com o auxílio de uma desempenadeira. Com o lado dentado, recomenda-se uma camada adicional, fazendo cordões que ajudarão no processo de aderência. As placas com revestimento de papel também devem receber no verso uma camada de argamassa, de modo a preencher as juntas entre as pastilhas. Já as placas com ponto de cola dispensam essa etapa.

O assentamento deve ocorrer sobre a argamassa ainda úmida e pegajosa, e a desempenadeira de madeira pode ajudar a nivelar as peças na superfície. Orienta-se aguardar, aproximadamente, uma hora para realizar o acabamento (rejuntamento, retirada de excesso da argamassa e limpeza com sabão e esponja). Já para assentar pastilhas com revestimento de papel, as placas devem ser umedecidas e o papel removido após cinco minutos para a realização do acabamento.

Prevenções
Em casos de desplacamento, a pastilha deve ser retirada e uma nova deve ser colocada no mesmo lugar, tomando-se o cuidado para evitar infiltrações de água no local e verificando se as pastilhas adjacentes ainda permanecem íntegras após a manutenção. E, para preservar as peças, basta fazer uma limpeza simples com água, sabão e esponja.

Saiba mais

As embalagens decoradas da Votomassa Pastilhas foram lançadas com um viés sustentável, pois podem ser reaproveitadas para diferentes situações. É possível utilizá-las como vaso de flores, porta-brinquedos, lixo de pia e outras necessidades. Como o produto vem em pó, a limpeza dos baldes é muito fácil: basta lavar com água e sabão.

Você sabe como trocar o rejunte antigo? Conheça o rejunte flexível da Votorantim Cimentos 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X