Publicado em 29/06/2016Confira dicas para aplicar blocos de vidro
A argamassa ideal para aplicação é a colante, deve ter alta aderência e características portantes para resistir ao peso das peçasCréditos: Paulo Barros/e-Construmarket

Confira dicas para aplicar blocos de vidro

O sucesso da aplicação está diretamente relacionado ao prumo e ao alinhamento dos blocos, uma vez que a parede não pode ter defeitos quanto à sua uniformidade

Para aplicar blocos de vidro são necessários cuidado e detalhismo, já que único bloco mal encaixado ou alinhado de forma errada pode arruinar um bom projeto.

Os blocos de vidro são utilizados para dividir ou fechar espaços. Formam paredes translúcidas que garantem apelo estético e iluminação natural aos ambientes. Estão muito presentes em áreas internas e externas de residências, escritórios, clínicas e outros estabelecimentos como alternativa às divisórias convencionais de drywall.

Disponíveis em diferentes modelos (transparentes, foscos e até mesmo coloridos), eles podem ser vazados ou de vedação. Proporcionam isolamento térmico e acústico, bloqueio de parte dos raios solares e translucidez de, aproximadamente, 75%. Por outro lado, os blocos de vidro são mais caros do que os comuns e pedem uma instalação mais cuidadosa.

Como aplicar blocos de vidro

Ter sucesso na hora de aplicar blocos de vidro está diretamente relacionado ao prumo e ao alinhamento dos blocos, uma vez que a parede não pode ter defeitos quanto à sua uniformidade. Por isso, recomenda-se o uso de espaçadores plásticos para manter o distanciamento correto entre as peças e, em alguns casos, o uso de barras de ferro para estruturar o conjunto.

Antes e após o assentamento da primeira fiada, é fundamental verificar o nivelamento vertical e horizontal, a fim de evitar que a parede toda saia de esquadro. Deve-se aplicar uma camada de argamassa nas juntas da base e, depois, nas laterais de cada bloco de vidro.

O processo se repete nas demais fileiras. É indicado subir três fiadas de cada vez e, entre cada uma, é necessário colocar barras de aço para obter o correto travamento do painel a ser construído. Todas as faces precisam estar envolvidas com argamassa. Para fazer o acabamento entre as juntas, é necessário remover o excesso de argamassa.

Também é possível utilizar rejunte colorido, mas o acabamento das juntas deve ser aprofundado. Nesse caso, a aplicação é feita após 72 horas. A limpeza dos blocos requer apenas pano úmido, suficiente para garantir o perfeito estado das peças de vidro. Já para manter o painel conservado por mais tempo, pode-se utilizar um limpador de cerâmicas para retirar o acúmulo de sujeira dos rejuntes. Produtos ácidos devem ser evitados.

Veja o passo-a-passo da aplicação de blocos de vidro com argamassa

Qual é a argamassa adequada?

A argamassa ideal para aplicação dos blocos de vidro é a colante e deve ter alta aderência e características portantes para resistir ao peso das peças, além de obedecer às normas de assentamento e vedação de paredes. Para este tipo de aplicação, recomenda-se a Votomassa Bloco de Vidro – da Votorantim Cimentos –, pois além de reunir as propriedades técnicas necessárias, tem em sua formulação aditivos hidrofugantes. Por isso, garante excelente performance em áreas úmidas. Outra vantagem é o fato de garantir assentamento e rejuntamento simultâneos aos blocos de vidro com acabamento superior.

Compartilhe esta matéria

Veja também

X