Publicado em 14/05/2013Descubra as vantagens do pré-fabricado de concreto

Descubra as vantagens do pré-fabricado de concreto

Sistemas pré-moldados geram menos resíduos e diminuem custos de mão de obra

O pré-fabricado de concreto não é privilégio das grandes obras. Também indicado às empreitadas de pequeno porte, o sistema é produzido numa fábrica, fora do canteiro, e suas “peças” – lajes, estacas e paredes – chegam prontas para montagem. As vantagens são menor tempo de execução, precisão dimensional, além de garantia sobre resistência e durabilidade pelo fabricante. “Tudo isso graças a uma seleção criteriosa de matérias-primas qualificadas com base em ensaios e inspeções feitos pelo fabricante; o processo industrial, por outro lado, proporciona maior grau de controle e acompanhamento da qualidade produtiva, até a conclusão da montagem das peças”, explica Íria Doniak, presidente executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto (ABCIC).

A dosagem dos materiais também é mais precisa. Diferente do que acontece nos processos normais de cura em canteiro, nos quais o concreto pode estar exposto a agentes que alteram sua composição (chuvas, elementos químicos, vibrações, alterações bruscas de temperatura), na produção industrial há total controle da mistura de areia, cimento, cal e água, e da moldagem das peças. Há ainda o benefício de organizar melhor a obra, uma vez que estruturas chegam prontas, eliminando movimentação dos materiais.

Outras vantagens da industrialização estão relacionadas à sustentabilidade. Segundo Doniak, há exemplos de obras em que o sistema construtivo adotado permitiu reduzir em até 80% a produção de resíduos, em comparação com casos em que se optou por estrutura moldada em loco. “Dependendo do porte, a obra com pré-fabricado de concreto chega a produzir cerca de 28 kg de resíduos por metro quadrado; na construção tradicional são 150 kg/m2”, calcula.

Concreto customizado privilegia necessidades específicas de cada obra

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X