Publicado em 08/03/2013Cuidados ao construir uma sauna em casa

Cuidados ao construir uma sauna em casa

A variação de temperatura da sauna requer uma argamassa de qualidade para assentar os revestimentos; aprenda a escolher

A sauna é uma opção de lazer e traz diversos benefícios à saúde dos usuários. E o melhor: ela pode ser construída facilmente em casa, com mão de obra especializada e utilização de materiais de qualidade. Mas o planejamento do espaço é fundamental para garantir o conforto dos usuários. Os profissionais calculam uma medida aproximada de no mínimo 1 m² por pessoa.

Outro ponto importante é a altura do pé-direito, cuja recomendação é de 2,20m, para garantir o melhor aproveitamento do calor.
E as arquibancadas, que servem de assentos, devem ter 2 metros de comprimento para que uma pessoa possa deitar.

As portas devem abrir para fora para facilitar a saída dos usuários. Geralmente, as portas possuem um visor de vidro que deve ser temperado ou duplo, por serem resistentes ao calor. A sauna a vapor, também conhecida como banho turco, produz vapor a partir de geradores a gás ou elétricos. Por isso, é fundamental que seja revestida com materiais antiderrapantes e impermeáveis.

Os acabamentos mais usados são azulejos, cerâmicas, pedras e mármores, que devem ser assentados com a argamassa correta para evitar problemas causados pela variação de temperatura. “A argamassa necessariamente tem que ser altamente flexível para suportar as movimentações de expansão e retração do revestimento em função da variação térmica. A utilização de uma argamassa inadequada pode acarretar desplacamento do revestimento.

Essas características são encontradas nas argamassas Votomassa Colante ACIII e 254 Premium”, indica Eduardo Porciuncula, Gerente de Desenvolvimento e Inovação da Votorantim Cimentos.

Confira as metas de sustentabilidade da Votorantim Cimentos para 2020

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X