Publicado em 13/05/2014Cortes controlados em lajes de concreto

Cortes controlados em lajes de concreto

Recorte em lajes de concreto requer treinamento específico na operação de grandes máquinas

Às vezes é preciso usar máquinas pesadas para cortar lajes de concreto antes de fazer modificações estruturais, criar novos ambientes, ou passar tubulações hidráulicas e elétricas pelo piso – e isso acontece tanto em novos edifícios, quanto na reforma dos mais antigos. Para grandes recortes nas lajes, um engenheiro terá de revisar o projeto estrutural original. Segundo informa o arquiteto e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Gilberto Belleza, é preciso verificar se o corte afetará ou não a estrutura total da edificação.

Por ser um serviço muito pesado, exige planejamento prévio que leva em conta a espessura da laje, em quantas partes ela será cortada, e se essas partes precisam ser içadas, antes de descartadas. Nesse planejamento, devem estar previsto escoramentos, sustentação, ancoragem, transporte de todos os equipamentos e a própria logística da execução.

A modificação estrutural começa com a marcação dos pontos onde serão feitos furos e cortes. O equipamento utilizado dependerá do tamanho da obra: podem ser cortadoras e talhas, ou até mesmo perfuratrizes com brocas diamantadas e serras de corte a úmido. Para dar maior precisão ao corte, a área é dividida em quadrados, cada qual recebendo um furo ao meio, para passagem de cabos de aço que içarão as peças, depois de recortadas. Há ainda uma furação nos cantos de cada quadrado que subdivide a área, para que o corte não ultrapasse a área total delimitada.

Para içar as peças, cabos de aço são presos a roldanas instaladas na laje do pavimento superior. “É importantíssimo que profissionais de obra não se esqueçam de usar equipamentos adequados de proteção individual (EPIs), principalmente porque o corte libera faíscas que podem machucar os olhos”, alerta Belleza.

Segundo Sebastião Santos, do departamento comercial da empresa Perfurare, os contratados para fazer cortes de lajes de concreto (serviço também conhecido como demolição controlada) recebem treinamento da própria empresa, no canteiro de obras. “Os novatos acompanham a execução do serviço com outros dois funcionários experientes, para aprender a fazer. O ensino teórico é dado em treinamento, dentro da Perfurare”, diz.DESMOLDANTE PARA FÔRMAS DE CONCRETO

Desmoldante para fôrmas de concreto: uso adequado do produto garante reaproveitamento e maior produtividade 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X