Publicado em 27/02/2013Conheça as vantagens de telhados verdes

Conheça as vantagens de telhados verdes

Tendência ajuda a reduzir temperaturas internas e diminui escoamento de água pluvial

Em tempos de aquecimento global, os sistemas construtivos sustentáveis ganham cada vez mais espaço em grandes e até em pequenas obras. Dentre eles estão os telhados verdes, uma alternativa que já faz parte dos itens que garantem requinte e bem-estar a imóveis em países da Europa e nos Estados Unidos. Isso porque a técnica alia paisagismo e redução de temperaturas internas das edificações, além de auxiliar na qualidade do ar e reduzir o escoamento de águas pluviais para as vias públicas. Outro benefício, de acordo com pesquisa do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é que o uso em larga escala dessa tecnologia poderia reduzir em até 2ºC a temperatura nas grandes cidades.

Segundo Ricardo Cardim, botânico e consultor de biodiversidade, a cobertura verde pode e deve tornar-se um espaço de contemplação e descanso para os usuários, uma espécie de varanda comunitária, de jardim suspenso. A cobertura verde vem suprir, de alguma forma, o espaço perdido das áreas verdes com construção.

Esse paisagismo deve levar as pessoas a experienciar cheiros, cores, texturas, umidade, sombra, tranquilidade e redescobrir o próprio bioma local, ao privilegiar as espécies nativas regionais. Quanto à técnica de impermeabilização, a arquiteta Alessandra Caiado, consultora de sustentabilidade do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), explica que a execução exige planejar uma impermeabilização para laje da mesma forma como seria feito independente da vegetação na cobertura. E prever ponto de água para irrigação, de preferência automatizada, para aí sim economizar água e manter a cobertura viva.

Diferente do que se imagina, a umidade do sistema de cobertura verde protege a laje contra dilatações e previne infiltrações, explica. A busca pelas certificações de edifícios sustentáveis, como Leed – Leadership in Energy and Environmental Design-, conferida pelo United States Green Building Aqua, e concedida pela Fundação Vanzolini, deve aumentar a demanda pela tecnologia. O que já mobiliza as empresas especializadas, de acordo com a arquiteta: Hoje podemos falar que chegamos a um estágio tecnológico maduro, com diversas empresas trabalhando especificamente telhados verdes.

Ministério do Meio Ambiente disponibiliza cartilha com orientações para sustentabilidade na construção civil.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X