Publicado em 14/05/2013Conheça os tipos de blocos de concreto

Conheça os tipos de blocos de concreto

Reconheça a qualidade do bloco de concreto pela sua cor ou peso

Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre utilização e compra e tipos de blocos de concreto, o Mapa da Obra conversou com Cláudio Oliveira Silva, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Confira as dicas:

Blocos de vedação
São usados na separação e proteção de ambientes internos e externos. Promovem conforto térmico e acústico, além de segurança, mas não suportam cargas da estrutura.

Blocos estruturais
Suportam lajes e outras sobrecargas das estruturas.

Tipos de blocos
Alguns blocos são indicados para modular paredes, o que elimina a necessidade de cortes. Isso evita desperdícios e aumenta a produtividade da obra. Em uma parede, utiliza-se o meio bloco para amarração longitudinal, e outros blocos específicos para as amarrações em “L” e em ”T”. Peças tipo canaleta e jota são utilizadas para cintamento, contraverga e respaldo das lajes.

Peso
A variação de peso entre blocos do mesmo lote deve ser mínima. Peças mais leves que as demais apresentam maior porosidade e absorvem de água, o que interfere na resistência.

Cor
Blocos com cor homogênea indicam um controle ideal no processo de cura e fabricação. A cor desigual indica porosidade e variação de qualidade e resistência.

Porosidade
Blocos porosos e com resistência baixa tendem a quebrar facilmente, e prejudicam a aderência da argamassa de revestimento. Para testar, despeje um pouco de água na superfície do bloco; a água deve demorar cerca de 10 segundos para ser absorvida. Absorção rápida indica que o bloco é poroso, o que pode causar fissuras no futuro.

Ouça o bloco
Bata levemente um bloco no outro. O som de peças bem compactadas é mais estridente (som metálico), enquanto os mais porosos produzem sons mais suaves.

Dimensão
Bloco deve ter ângulos e arestas retas e superfícies planas. Meça as diagonais de alguns blocos. Elas devem ter a mesma medida.

Superfície uniforme e cantos vivos
Arestas irregulares indicam problemas no processo de compactação do concreto. Blocos com cantos quebrados mostram baixa resistência do material. Quanto mais perfeito e homogêneo o material, maior a economia com argamassas.

Receber blocos de concreto no canteiro de obra requer logística e alguns cuidados especiais. Confira procedimentos que asseguram a qualidade do material recebido.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X