Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 28/11/2017Conheça o código de ética da Votorantim Cimentos

Conheça o código de ética da Votorantim Cimentos

O Código de Conduta e o Programa de Compliance da Votorantim Cimentos representam o compromisso com a conduta empresarial íntegra.

Como uma empresa global, A Votorantim Cimentos está sujeita às leis e aos regulamentos dos diversos países onde está presente. Tem como compromisso atender, sustentar e até se aprimorar em termos de padrões e práticas internacionais, como os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, a Declaração Universal de Direitos Humanos das Nações Unidas, entre outras melhores práticas de governança. O Código de Ética orienta a forma de atuar como empresa e revela a conduta esperada dos empregados e parceiros comerciais.

Este documento foi elaborado a partir da revisão da Política de Compliance, que existe desde 2013 e tem como objetivo cumprir as normas legais, as políticas e os padrões estabelecidos para o negócio e para as atividades da empresa. São dois documentos diferentes que tem apenas um objetivo: ter um compromisso com a ética.

Compliance é fazer o que é correto, de acordo com os valores, crenças e do próprio código de ética da empresa. Saiba mais sobre o programa, aqui.

Dentro do código de ética podemos destacar:

Linha Ética

Para conhecer, analisar e resolver qualquer questão referente ao Código de Ética, a Votorantim Cimentos mantém um canal denominado Linha Ética, que pode ser acessado pelos públicos interno e externo. Imparcial e transparente, a Linha Ética garante a confidencialidade das informações, preserva a identidade das pessoas envolvidas e promove um ambiente melhor para todos.

É possível entrar em contato com a Linha Ética tanto para esclarecer dúvidas relativas à interpretação do Código de Ética como para fazer reclamações e relatos de violação deste Código, como possíveis atos de corrupção ou qualquer outra conduta ou procedimento antiético. Denúncias relacionadas a fraude e suborno em atos ou transações comerciais que envolvam empregados, fornecedores e parceiros comerciais deverão, sempre que possível, ser acompanhadas de fatos e dados concretos.

Participação Política e Doações

A Votorantim Cimentos respeita o direito individual do empregado de se envolver em assuntos cívicos e participar do processo político. Entretanto, tal participação deve ocorrer em seu tempo livre e à sua custa. Nessa situação, o empregado deve tornar claro que as manifestações são suas, e não da empresa. Recursos, espaço e imagem da Votorantim Cimentos não podem ser usados para atender a interesses políticos pessoais ou partidários.

É vedado ao empregado realizar em nome da Votorantim Cimentos qualquer contribuição em valor, bens ou serviços para campanhas ou causas políticas. A Votorantim Cimentos proíbe a realização de pagamentos, a título de gratificação, ou o oferecimento de qualquer vantagem a funcionários

Leia também: Conheça os 4 tipos de concreto bombeado da família HI-MIX, da Engemix, negócio de concreto da Votorantim Cimentos

Lei Antitruste

Um dos pilares do Programa de Compliance é a defesa da livre concorrência. A Votorantim Cimentos repudia qualquer prática que possa restringir o comércio ou a livre concorrência, em especial as práticas ilegais de formação de cartel, fraude a licitações ou abusos de poder.

Todas as informações de mercado, legítimas e necessárias ao negócio, devem ser obtidas por meio de práticas transparentes e idôneas, não se admitindo sua obtenção por meios ilícitos.

Lei Anticorrupção

Popularmente conhecida como a pretensão ou disposição de agir de maneira desonesta, antiética e em desacordo com a lei em troca de qualquer vantagem ou ganho pessoal, a corrupção prejudica a sociedade e causa danos em diversas esferas, como a política, econômica e social. A Votorantim Cimentos repudia todo e qualquer tipo de corrupção.

Um dos pilares do Programa de Compliance da Votorantim Cimentos é a prevenção à corrupção. O Programa de Compliance Anticorrupção, norteia os esforços da empresa e detalha a profundidade de todas as ações na prevenção de atos de corrupção. Isso auxilia e faz com que todos compreendam melhor o tema, os tipos de corrupções existentes, o impacto na imagem da empresa e o que deve ser feito para evitá-los.

Otimismo na economia e melhorias para o planejamento urbano são discutidas durante evento 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X