Publicado em 18/03/2015Conheça Decoratta, a massa de acabamento

Conheça Decoratta, a massa de acabamento

Novo produto da Votorantim faz acabamento final, no lugar do gesso ou da massa corrida

Durante a Feira Internacional da Construção de São Paulo (Feicon 2015), a Votorantim Cimentos realizou o pré-lançamento da Decoratta, uma massa de acabamento para paredes e tetos. Decoratta é uma inovação que faz o acabamento fino de áreas internas, substituindo a massa corrida ou o gesso. Pode ser aplicada sobre reboco, massa fina ou gesso acartonado, e sua principal vantagem é que dispensa o lixamento. Com aspecto final liso, a obra termina mais rápido, mais limpa e por um custo muito menor.

Aplicado em duas demãos, o intervalo entre elas varia de 30 a 40 minutos. Isso porque sua secagem é rápida: “Na massa corrida, é preciso esperar até duas horas entre as demãos. Depois disso, você ainda espera mais quatro, cinco ou até seis horas, e só então começa o lixamento’’, compara Ricardo Winter, responsável de negócio cales da Votorantim Cimentos. Além disso, o material não escorre (não cai no chão), e toda a mistura é utilizada sem perdas nem desperdícios.

Os equipamentos para aplicar são: misturador mecânico, balde para mistura de 18 L (fundo liso), balde graduado para medir a água, colher de pedreiro ou espátula,  desempenadeira metálica lisa e equipamentos de proteção individual.
O modo de aplicação é um pouco diferente das massas corridas, mas sem grandes segredos! Para aprender a aplicar, acompanhe o vídeo produzido pela Votorantim Cimentos, e traga essa ideia a seus clientes!

Passo-a-passo

O primeiro passo é garantir que a superfície esteja plana, regularizada e limpa. Para preparar a massa de acabamento, basta acrescentar seis litros de água a cada saco de 15 quilos do produto, e misturar até obter consistência homogênea. Isso gera cerca de 20 litros de massa – o que corresponde a um rendimento de cerca de 15 m2, em duas demãos. Misturado, o tempo máximo de uso é de quatro horas, a uma temperatura ambiente de 21° C.

Aplique a primeira camada do produto no sentido vertical à parede. Assim que ela estiver totalmente seca e branca, já é possível aplicar a segunda demão. A espessura final deverá ser de até 2,5 mm.

O produto é espalhado e alisado firmemente com a própria desempenadeira durante a aplicação. É isso que vai garantir uma parede superlisa, sem necessidade de lixar e sem aquela sujeira que é um grande desperdício.

Ao finalizar a segunda demão, a parede já estará pronta, bastando aguardar o tempo da secagem. Caso fique alguma falha após a aplicação, ela poderá ser corrigida com a própria Decoratta. O tempo de espera para poder realizar uma pintura é de cinco dias. Passado esse tempo, a pintura ocorre normalmente, sem necessidade de uso de seladora.

A Decoratta traz ainda um benefício adicional: pintar não é uma necessidade! Ao fazer a queima da parede com uma desempenadeira metálica, o produto assume aspecto marmorizado e vitrificado, de grande apreciação estética – extremamente liso e brilhante. Neste caso, indica-se a finalização com um selador transparente à base d’água.

Decoratta estará à venda a partir de junho nos home centers da grande São Paulo e, depois, nas demais lojas da região Sudeste do país.

Conheça o aplicativo Ajudante Votomassa, que te auxilia na hora de indicar o produto certo para cada obra!Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X