Publicado em 28/01/2014Confira dicas para uma boa concretagem

Confira dicas para uma boa concretagem

Veja cuidados que evitam desperdício de material, poluição do ar e barulho no local da obra

Novos materiais, inovações em tecnologias de aplicação e gestão de resíduos auxiliam as construtoras a adotar práticas sustentáveis que reduzem os impactos ambientais gerados nos canteiros de obras. Mas alguns cuidados na execução dos serviços são fundamentais para a preservação do meio ambiente e do bem-estar de moradores do entorno. Na concretagem podem ser evitados o desperdício de material e o barulho gerado pelos vibradores, afirma Arcindo Vaquero y Mayor, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc).

Para tanto, usa-se concreto dosado em centrais de produção, que já é fornecido pronto – como os diversos produtos da Engemix, Votorantim Cimentos. A produção em canteiro emite partículas no ar, gera poluição sonora e pode empregar cimento, areia e brita além do necessário.

Para usar bem o concreto pronto, no entanto, é preciso fazer o pedido correto à central: suas especificações técnicas são determinadas em projeto e o volume é calculado a partir da medida das fôrmas disponíveis. Outro ponto importante é evitar a devolução de restos de concreto à central. “O material que retorna é um grande problema para as concreteiras, que terão de tratá-lo, por meio de estabilização química, usando lavadores de lastro ou recicladores que consomem muita água – mais de 400 l para cada metro cúbico (2.350 quilos) do material”, informa Mayor.

Para reduzir o ruído dos vibradores, o presidente da Abesc indica o concreto , que dispensa vibração. Saiba mais no site do Mapa da Obra. Além disso, caminhões-betoneira e bombas devem estar em perfeitas condições mecânicas, para não produzir barulho nem emitir fumaça. Os veículos devem aguardar para fazer descarga em local que não atrapalhe o tráfego de veículos e pessoas ao redor do canteiro.

Concreto Drenante É Ideal Para Pavimentação De Estacionamentos

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X