Publicado em 20/09/2016Concreto de alto desempenho reduz seções das peças para ampliação da área útil
CAD pode ser utilizado para reduzir as seções de pilares em garagens e ampliar a área útilCréditos: RUZvOLD / shutterstock.com

Concreto de alto desempenho reduz seções das peças para ampliação da área útil

Com resistência superior a 45 MPa, o CAD otimiza o consumo de concreto, o uso de fôrmas e a taxa de armadura de aço para elementos de concreto armado

O concreto de alto desempenho (CAD) difere-se dos demais por ter durabilidade e resistência superiores. Enquanto a resistência à compressão do convencional (fck) é de 35 MPa, a do CAD é maior que 45 MPa. Isso é resultado da formulação do material, que recebe aditivos superplastificantes e adições minerais que reduzem o consumo de água no traço, tais como:

  • Sílica ativa (grão 100 vezes mais fino do que o cimento, proporciona uma estrutura mais compacta e reage com a cal livre, melhorando a trabalhabilidade do concreto)
  • Cinzas volantes
  • Escória de alto forno
  • Argila calcinada
  • Cinza de casca de arroz

O CAD também se distingue por ter baixa permeabilidade, alta resistência química e pouca fissuração. Trata-se, ainda, de uma solução que apresenta menor possibilidade de carbonatação e níveis reduzidos de porosidade, exsudação e deformidade.

CAD: para que serve?

A resistência superior a 45 MPa torna esse concreto ideal para obras prediais, quando há necessidade de diminuir as seções das peças comprimidas e aumentar a área útil de estacionamentos, sendo empregado em pilares.

Além disso, atende a construções de pontes e viadutos em casos de ampliação de vãos e redução de cargas nas fundações; a reservatórios de água que pedem maior estanqueidade; a estações de tratamento de esgoto; e a estruturas em contato com ambientes contaminados, de modo a garantir durabilidade e pisos industriais contra a abrasão.

Também é utilizado para a execução de pré-moldados – garantindo alta resistência inicial, peças mais esbeltas e duráveis –; construções marítimas (plataformas submarinas e portuárias); peças protendidas; obras hidráulicas; e recuperação de estruturas (vertedouros, pilares e vigas).

Principais vantagens do concreto de alto desempenho

Ao reduzir as seções das peças para ampliação da área útil, o CAD otimiza o consumo de concreto, o uso de fôrmas e a taxa de armadura de aço para elementos de concreto armado. O peso próprio da estrutura também é menor, resultando em um custo final mais baixo para a obra.

Por ser formulado com aditivos superplastificantes, permite significativa economia de água para mistura. É um material com excelentes condições reológicas e muito mais fácil de aplicar em comparação com o concreto comum. Por isso, proporciona desfôrmas mais rápidas e execuções igualmente mais ágeis.

Cuidados ao especificar

O CAD é considerado um produto “customizado”, ou seja, a depender das necessidades da obra, exige-se um desempenho diferente. Se tiver de ser mais acentuado em permeabilidade, é diminuída a sua resistência à compressão, mas ainda assim permanece maior do que a do concreto convencional. Pode haver, também, uma especificação para maior rigidez contra abrasão ou maior flexibilidade a deformações.

Para todos os casos, é recomendável consultar especialistas no assunto, como as entidades do setor, estimulando a compatibilização entre projetistas, construtora e concreteira, além de fiscalizar a produção do concreto a ser fornecido.

CAD da Engemix

A Engemix, negócio de concreto da Votorantim Cimentos, desenvolve o CAD para empreendimentos comerciais com necessidade de ganho de área útil. Tem tecnologia e capacidade produtiva para formular o material com fck de 50 (o mais comum), 60 (utilizado em torres eólicas, pavimentos de aeroportos e áreas portuárias) e 80 MPa.

No Brasil, um dos principais prédios construídos com o concreto de alto desempenho da Engemix foi o E-Tower, em São Paulo. Em alguns pilares, o concreto obteve uma resistência média de 125 MPa, enquanto as máximas foram de 149,5 (aos 28 dias) e 155,5 MPa (aos 63 dias).

Saiba mais sobre tipos de concreto.

Compartilhe esta matéria

Veja também

X