Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 26/01/2018Concreto com pega programada pode ser a solução para a sua obra
Uma de suas vantagens é a redução de perda do produtoCréditos: Shutterstock

Concreto com pega programada pode ser a solução para a sua obra

Retardar ou abreviar o processo de pega é a principal finalidade do material

Na linguagem da construção civil, o termo pega significa que o concreto começou a perder a plasticidade, tornando mais difícil a sua aplicação. Por esse motivo, o concreto com pega programada pode ser uma solução prática e previsível.

Para entender melhor, o início da pega do concreto é o momento em que, após a adição de água, começam as reações químicas de cristalização do cimento que resulta no endurecimento e na solidificação da mistura. O tempo deste processo, que nada mais é do que a reação química entre as misturas, tem as  seguintes classificações:

  • Pega rápida: menor do que 30 minutos
  • Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos
  • Pega normal: mais que 60 minutos

Para atender às aplicações que precisam retardar ou abreviar esse intervalo de tempo, foi desenvolvido o concreto com pega programada. Ele pode ser aplicado em concretagens a longas distâncias, lançamentos com grandes intervalos de tempo, obras de grandes volumes, não sendo recomendado para pisos industriais, que merecem um estudo especial.

Conforme explica a engenheira Luana Scheifer, gerente técnica na Votorantim Cimentos, o concreto com pega programada tem seu tempo de início e fim manipulados de forma que seja possível determinar uma entrada de frente de trabalho antecipada ou, ainda, com tempo prolongado, conforme a necessidade de cada obra.

 

Retardadores

Assim como ocorre com outros concretos especiais, os aditivos devem ser acrescidos pela concreteira em proporções adequadas. De modo geral, os retardadores de pega ajudam a manter a trabalhabilidade a temperaturas elevadas, retardar a elevação do calor de hidratação e ampliar os tempos de aplicação. Em contrapartida, quando mal dosado, esse tipo de composto pode elevar o risco de exsudação e aumentar a retração plástica do concreto.

 

Aceleradores

Já os aditivos aceleradores de pega se caracterizam pelo ganho de resistência em baixas temperaturas e redução do tempo de desforma. Assim como os retardadores, eles também devem ser empregados com base em análises precisas. Isso porque, quando em traços desbalanceados, esses aditivos podem levar a fissurações causadas pela combinação do calor de hidratação do concreto com o rápido endurecimento.

 

Vantagens do concreto com pega programada

Algumas vantagens estão associadas ao uso deste material, que é produzido a partir de uma composição específica de cimento e aditivos.

  • Facilita o controle do tempo nas operações de acabamento.
  • Promove a eliminação de juntas frias de concretagem.
  • Reduz a perda de concreto por vencimento.
  • Reduz a perda de concreto por abatimento em concretagens lentas.

 

Escolha um fornecedor de qualidade

Escolher bem um fornecedor de concreto faz com que o seu projeto tenha garantia de que qualidade. O Concreto Com Pega Programada – Engemix, da Votorantim Cimentos, permite o controle do tempo nas operações de acabamento, devido à utilização de um aditivo especial que controla o tempo necessário para o início da reação de hidratação do cimento. É indicado para concretagens com lançamento lento, limitação do tempo de descarga, com longos tempos de transporte e para peças com grande volume.

 

Quer construções mais econômicas e precisas? O Sistema Engemix oferece concreto dosado para grandes obras. Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X