Publicado em 10/03/2017Concreto com módulo de deformação atende demandas específicas
O concreto com módulo de deformação permite vencer grandes vãosCréditos: Frenzel/ Shutterstock.com

Concreto com módulo de deformação atende demandas específicas

Material permite vencer grandes vãos, fazer estruturas esbeltas e agiliza a desfôrma

O concreto com módulo de elasticidade definido, ou concreto com módulo de deformação, é um concreto dimensionado especificamente para atender a condicionantes de projeto, o que inclui estruturas esbeltas, pilares finos e espaçados, grandes vãos. Também é utilizado quando há necessidade por desfôrma rápida, entre outros.

O concreto com módulo de elasticidade definido se caracteriza em função da qualidade e da quantidade de agregado graúdo e da resistência do cimento, definida pela relação água-cimento. O fator que exerce maior influência é o tipo de brita, enquanto os aditivos só atuam na redução do consumo de água para mistura com cimento.

“Os agregados mais usados são aqueles que apresentam maior módulo de deformação, como basalto, granito, diabásio, entre outros”, conta o engenheiro Luiz Brito de Prado Vieira, consultor de P&D e Qualidade da Votorantim Cimentos.

Para elaborar o estudo de dosagem do concreto com módulo de deformação, é necessário tomar alguns cuidados. “É preciso considerar o agregado disponível na região e as características da obra, como a necessidade de bombeamento do concreto, agregados de menor granulometria para peças com alta densidade de armadura, entre outros”, explica o engenheiro Thomas Garcia Carmona, titular do escritório Carmona Soluções de Engenharia.

Devido às diversas dificuldades de ensaio, a especificação do concreto com módulo de deformação deve ser feita somente quando não for possível contornar as condicionantes com outros recursos de projeto. Alguns exemplos são o  aumento das dimensões de elementos estruturais, diminuição de vãos, uso de pretensão, contraventamentos, entre outros.

Você conhece os diferentes tipos de concreto leve e sabe em que situações ele pode ser utilizado?

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X